Texto pesquisado:
Alzheimer
Os pesquisadores também consideraram o risco genético de cada indivíduo para demência, estimando o que é conhecido como risco poligênico. Leia mais.
É muito comum ouvir falar dos polifenóis como responsáveis pelos benefícios do azeite, mas há muito mais nesse superalimento. Leia mais.
Os fatores que os cientistas listavam para explicar o declínio cognitivo não explicam quase nada. Leia mais.
Pesquisadores confirmaram os efeitos de um cogumelo comestível que estimula o crescimento dos nervos e melhora a memória. Leia mais.
Cientistas pegaram animais monogâmicos e retiraram deles a sensibilidade à oxitocina. Não funcionou como esperado. Leia mais.
Pouquíssimos casos de demência ocorrem com placas amiloides, ou massas de proteína Aβ agregadas. Leia mais.
Tudo começa quando as mulheres perdem sua proteção natural contra a degradação da proteína C3, o que acontece na menopausa. Leia mais.
A descoberta impacta o estudo de doenças como esclerose múltipla, infecções do sistema nervoso central e mal de Alzheimer. Leia mais.
"Esta pesquisa reforça a importância de estudar como os alimentos e os nutrientes criam resiliência para proteger o cérebro." Leia mais.
As mulheres têm até 75% mais chances de sofrer reações adversas a medicamentos com receita do que os homens. Leia mais.
Não peça a seu médico para fazer um exame. Deixe que ele peça. E, se ele pedir, pergunte quais são as opções. Leia mais.
Embora isso possa trazer esperanças, o efeito é muito pequeno - uma diferença de 0,45 ponto em uma escala de 0 a 18. Leia mais.
A aprovação envolveu o aducanumabe, um fármaco voltado para tratar as placas amiloides, uma hipótese científica que não tem dado resultados. Leia mais.
A solidão vem quando as expectativas sobre os relacionamentos sociais não se cumprem - e essas expectativas mudam. Leia mais.
E o segredo para que os astronautas durmam durante as longas viagens pode estar na ferritina. Leia mais.
Uma nova teoria da consciência propõe que agimos sempre inconscientemente - e depois ficamos conscientes disso. Leia mais.
Hoje não existe nenhum método objetivo de diagnóstico da doença de Alzheimer. Leia mais.
Em vez de uma doença do cérebro, a nova teoria propõe que o Alzheimer é uma doença do sistema imunológico dentro do cérebro. Leia mais.
Essas memórias, que associam várias informações dentro de uma interação pessoal, são chamadas memórias associativas sociais. Leia mais.
A proteína é um alvo importante para a degeneração macular, mas também pode estar envolvida no Alzheimer e na aterosclerose. Leia mais.
Pesquisadores identificaram células capazes de registrar, com grande precisão, a velocidade de um indivíduo. Leia mais.
A melhor parte da notícia é que os cientistas também descobriram uma maneira simples de evitar que o problema aconteça. Leia mais.
Uma vacina para o VZV - para prevenir varicela e herpes zóster - reduziu consideravelmente o risco de demência. Leia mais.
Cientistas descobriram um possível mecanismo em que essas condições cardiovasculares levam ao Alzheimer. Leia mais.
Mais de 90% dos cardiologistas relataram que não receberam educação nutricional necessária durante sua formação. Leia mais.
Tudo começa muito antes que as placas de beta-amiloide se formem, mostrando porque os medicamentos contra elas não funcionam. Leia mais.
Infelizmente, os cientistas têm feito pesquisas de Alzheimer usando majoritariamente voluntários brancos. Leia mais.
Cientistas criaram uma ferramenta de referência para o desenvolvimento cerebral com o maior banco de dados de pacientes já reunido. Leia mais.
Os campos eletromagnéticos gerados pelos nossos aparelhos eletroeletrônicos podem induzir o cérebro a produzir cálcio que causa Alzheimer. Leia mais.
Além da saúde cardiovascular, parece haver também uma conexão importante entre o colesterol e a saúde do cérebro. Leia mais.
Pesquisadores estão defendendo a adoção de novas diretrizes de saúde para o tratamento da obesidade, hipertensão e diabetes nas mulheres. Leia mais.
A descoberta contradiz a noção na comunidade científica de que pacientes de Alzheimer cochilam para compensar noite ruim de sono. Leia mais.
Estudo mostra como a mitocôndria regula a longevidade ao ativar o sistema imune inato, nossa primeira linha de defesa. Leia mais.
Os cientistas há muito tentam desvendar como as células se comunicam umas com as outras. Leia mais.
Há evidências crescentes de que a microbiota intestinal influencia o desenvolvimento e progressão de distúrbios neurodegenerativos. Leia mais.
A descoberta abre caminho para testar tratamentos que atuem no processo de autofagia no contexto de diferentes enfermidades. Leia mais.
É uma nova forma de comunicação entre as células cerebrais, nunca antes documentada. Leia mais.
Usar os olhos como uma janela para o coração é uma linha de pesquisa que vem avançando rapidamente nos últimos anos. Leia mais.
Pesquisadores alemães elucidaram a estrutura de um interruptor inflamatório celular fundamental do corpo humano. Leia mais.
O composto extraído do alecrim tem uma ação dupla contra o vírus da covid-19, além de poder ser útil em outras doenças inflamatórias. Leia mais.
Uma cognição piorada pode fazer parte do espectro de normalidade na velhice, e não de uma patologia que precise ser tratada. Leia mais.
A combinação é dada aos pacientes por meio de um spray nasal, interrompendo a piora na função cognitiva. Leia mais.
Há uma ligação entre a forma como as células produzem energia no cérebro e os genes mutantes encontrados na doença de Alzheimer. Leia mais.
Esta descoberta pode permitir o desenvolvimento direcionado de novas intervenções médicas e testes de diagnóstico. Leia mais.
As moléculas que carregam as mensagens dos exercícios físicos podem ser usadas para fabricar uma pílula e ingeridas como uma vitamina. Leia mais.
Conhecer o modo como as pessoas encaram as informações pode ser essencial na eficácia das comunicações e no combate a notícias falsas. Leia mais.
O teste simples e autoaplicável consegue identificar os primeiros sinais sutis de demência mais cedo do que o teste padrão. Leia mais.
Os senolíticos são uma nova classe de medicamentos com grande potencial para aliviar o envelhecimento. Leia mais.
"Dado que há um aumento do estresse oxidativo nas pessoas que desenvolvem a doença, nós podemos regular os sistemas antioxidantes." Leia mais.
Fenchol, um composto natural abundante em algumas plantas, incluindo o manjericão, pode ajudar a proteger o cérebro. Leia mais.
Mais resultados >>