Texto pesquisado:
Alzheimer
Uma técnica emergente, conhecida como fotobiomodulação, usa luz de baixa potência para desencadear processos biológicos benéficos. Leia mais.
A preocupação está relacionada com o medo de eventos futuros, enquanto a ruminação consiste em pensar continuamente nos acontecimentos ocorridos no passado. Leia mais.
A nova técnica consegue não apenas detectar a presença das proteínas suspeitas, mas também determinar sua forma e suas quantidades. Leia mais.
A amostra de neuroimagens utilizada ainda não é representativa da população, mas os resultados impressionaram. Leia mais.
Células cerebrais não conseguem manter a bainha de mielina rica em colesterol que protege e isola os neurônios na ausência de uma proteína. Leia mais.
Melhor ainda, a equipe já identificou um medicamento em potencial, licenciado para uso humano, que pode ser tomado por via oral. Leia mais.
Os pesquisadores descobriram que o mesmo processo também parece funcionar em um modelo de camundongo com demência de corpos de Lewy. Leia mais.
Os superidosos demonstram a mesma capacidade de aprender e lembrar informações novas que um jovem de 25 anos. Leia mais.
Mais de 90% dos candidatos a medicamentos promissores quando testados em animais, acabam falhando quando testados em humanos. Leia mais.
Um tratamento real e eficaz para a doença de Alzheimer pode estar na normalização dos níveis beta-amiloide saudável. Leia mais.
A meta-análise mostra como fatores ambientais e genéticos podem afetar uma área do cérebro conhecida como eixo hipotálamo-pituitária-adrenal. Leia mais.
O objetivo é analisar os efeitos desse programa de telerreabilitação em relação a saúde mental, qualidade de vida e capacidade funcional. Leia mais.
19 biomarcadores foram combinados para formar um painel representativo de uma "assinatura do Alzheimer" no sangue. Leia mais.
Pesquisadores espanhóis conseguiram, pela primeira vez, controlar as transições de estado do cérebro usando uma molécula responsiva à luz. Leia mais.
Mais do que surpreendente, a descoberta muda o que a ciência conhece sobre a bioquímica humana. Leia mais.
A neurogênese adulta não é episódica, como os cientistas inicialmente supunham, mas se sustenta por toda a vida adulta. Leia mais.
Embora se diga que os olhos são uma janela para a alma, crescem as evidências de que os olhos podem ser um meio para a compreensão das doenças do cérebro. Leia mais.
Ouvir música por mais de quatro semanas melhora mais a qualidade do sono do que ouvir música por um período mais curto. Leia mais.
A estimulação cerebral profunda consegue restaurar a ordem das ondas cerebrais do paciente, evitando sintomas. Leia mais.
Há quatro diferentes conjuntos de sintomas e diferentes prognósticos para os pacientes afetados segundo a área do cérebro afetada. Leia mais.
Os nanobastões ajudam a produzir as placas amiloides em laboratório, necessárias para o teste de novos medicamentos. Leia mais.
A descoberta pode ajudar a detectar sinais precoces de problemas neurológicos, como os causados pelo Alzheimer. Leia mais.
É a primeira técnica a distinguir, in vivo, a doença de Alzheimer da menos conhecida "demência com corpos de Lewy". Leia mais.
Esta descoberta representa uma nova esperança para a condição, que atualmente não tem terapias verdadeiramente eficazes e nenhuma cura. Leia mais.
Esta descoberta muda o consenso geral entre os cientistas, que acreditavam que a microglia era responsável por essa limpeza. Leia mais.
Esse novo tipo de célula cerebral ajudará a entender como nos lembramos de onde deixamos objetos e como voltamos a eles. Leia mais.
Os testes de memória clássicos usados hoje testam a memória apenas por períodos muito curtos, de meia hora ou pouco mais. Leia mais.
A descoberta veio da análise de incontáveis experimentos, realizados por diversas equipes de cientistas, ao longo de mais de uma década. Leia mais.
Você sabia que os seus intestinos têm tantos neurônios que já estão sendo chamados de sistema nervoso entérico? Leia mais.
"Esperamos que esses resultados promissores sejam um bom primeiro passo para preparar o mundo para combater o próximo potencial surto." Leia mais.
Pesquisadores desenvolveram um chip que funciona sem fio e pode ser implantado cirurgicamente para ler sinais neurais. Leia mais.
"A descoberta mais importante deste estudo foi que uma doença cerebral foi diagnosticada com uma imagem básica do olho." Leia mais.
Ainda não é uma prova de causalidade, mas os resultados são um indicativo de que é necessário estudar melhor a questão. Leia mais.
A capacidade de memória parece estar diretamente relacionada ao que ocorre no momento do registro do evento a ser lembrado. Leia mais.
A equipe espera que seus resultados estimulem o uso da planta medicinal para distúrbios psiquiátricos e doenças neurodegenerativas. Leia mais.
Até muito recentemente, não se sabia muito sobre a interface entre a matéria branca e a cinzenta - a chamada matéria branca superficial. Leia mais.
A ingestão excessiva de açúcares contendo frutose superativou uma via cerebral, levando a várias patologias, inclusive o Alzheimer. Leia mais.
"O que está acontecendo é que a combinação dos dois medicamentos agrava a demência nos pacientes." Leia mais.
"Fomos capazes de avaliar como a qualidade do sono prevê mudanças nas placas de beta-amiloide em vários pontos no tempo." Leia mais.
Bebês nascidos de cesariana apresentam níveis mais baixos de alarminas do que bebês nascidos de parto normal. Leia mais.
Este método simples e barato pode ajudar no diagnóstico precoce do Alzheimer, de forma a iniciar o tratamento o mais cedo possível. Leia mais.
Quase metade de todos os casos de demência poderiam ser evitados ou retardados com a adoção de 12 medidas de prevenção. Leia mais.
Mais conhecido por seu papel no sistema reprodutivo feminino e na indução de sentimentos de bem-estar, a ocitocina age nas proteínas amiloides beta. Leia mais.
Em vez de idealizar mais um experimento, os pesquisadores avaliaram uma ampla gama de estudos, feitos com diversos enfoques e objetivos. Leia mais.
"Nós propomos que o pensamento negativo repetitivo pode ser um novo fator de risco para a demência." Leia mais.
Restaurar os níveis de TOM-1 para reverter os sintomas poderá se constituir em uma nova via terapêutica para a neuropatologia. Leia mais.
"Os resultados foram surpreendentes. Ficamos muito surpresos, para ser honesto, e muito empolgados." Leia mais.
Além dos exames normais, a equipe quer detectar a presença do vírus da covid-19 no ar e em sistemas de esgoto. Leia mais.
É uma das primeiras investigações em larga escala de fatores metabólicos associados ao envelhecimento e ao estado cognitivo de pacientes. Leia mais.
Os neurônios são geneticamente modificados para criar seus próprios revestimentos, isolantes ou condutores, abrindo um mundo de possibilidades. Leia mais.
Mais resultados >>