Antibiótico contra zika
Em 2015, centenas de crianças nasceram com deformidades cerebrais resultantes de um surto global de infecções pelo vírus zika.
Tentando preparar uma resposta mais eficiente para a ameaça, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA usaram uma variedade de técnicas avançadas de triagem de medicamentos para testar mais de 10.000 substâncias em busca de uma cura.
Para sua surpresa, eles descobriram que o antibiótico metaciclina, amplamente usado em todo o mundo, é eficaz na prevenção das infecções cerebrais e na redução dos problemas neurológicos associados ao vírus zika.
Além disso, eles descobriram que medicamentos originalmente concebidos para combater a doença de Alzheimer e a inflamação também podem ajudar a combater essas infecções.
"Esperamos que esses resultados promissores sejam um bom primeiro passo para preparar o mundo para combater o próximo potencial surto," disse o Dr. Avindra Nath.
Tetraciclinas contra zika
As tetraciclinas são drogas aprovadas, conhecidas por atravessar a placenta de mulheres grávidas. Por isso os pesquisadores se concentraram na metaciclina, demonstrando que ela pode reduzir alguns problemas de neurodesenvolvimento causados pelo zika.
Por exemplo, camundongos recém-nascidos infectados com zika que foram tratados com metaciclina apresentaram melhor equilíbrio e movimentação mais fácil do que aqueles que receberam placebo. Exames cerebrais indicam que isso acontece porque o antibiótico reduz as infecções e os danos neurais.
"Estes resultados sugerem que os antibióticos à base de tetraciclina podem pelo menos ser eficazes na prevenção dos problemas neurológicos associados às infecções pelo vírus zika," disse a Dra. Rachel Abrams. "Dado que são amplamente utilizados, esperamos poder testar rapidamente seu potencial em ensaios clínicos."
No entanto, os antibióticos não neutralizaram completamente os danos causados pelo vírus zika. O peso dos animais infectados com o vírus foi menor do que o dos animais de controle, independentemente de eles terem sido tratados com metaciclina ou não.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Neurociências | Medicamentos | Vírus | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.