Texto pesquisado:
axônios
A maioria, se não a totalidade, dos resultados científicos precisa ser comemorada, mas alguns nos mostram também o quão pouco sabemos. Leia mais.
Um grande número de produtos químicos - presentes nos móveis até produtos para cabelo - podem estar ligados a doenças neurológicas. Leia mais.
Em um muito aguardado experimento, eles descobriram um componente crucial para restaurar a atividade funcional após uma lesão na medula espinhal. Leia mais.
Pesquisadores brasileiros demonstraram como canabinoides podem tratar doenças neurológicas e psiquiátricas. Leia mais.
Os resultados são particularmente relevantes para condições como ansiedade e estresse. Leia mais.
"Como neuropatologista, me perguntei por que a perda de olfato é um sintoma muito comum na covid-19, mas não em outras doenças respiratórias." Leia mais.
Até muito recentemente, não se sabia muito sobre a interface entre a matéria branca e a cinzenta - a chamada matéria branca superficial. Leia mais.
As dimensões dos axônios são cruciais para o funcionamento do cérebro, bem como em determinadas perturbações neurológicas. Leia mais.
O efeito regenerador da luz foi descoberto por acaso em um experimento com ratos que visava tratar tumores. Leia mais.
Parece que as primeiras abordagens usadas para tratar o Alzheimer lidando com a proteína tau podem piorar a situação, em vez de melhorá-la. Leia mais.
Metade das demências, incluindo Alzheimer, começa com pericitos danificados, dizem pesquisadores. Leia mais.
Neurocientistas descobriram um surpreendente - e totalmente inesperado - efeito comportamental da serotonina. Leia mais.
O aprendizado induz a plasticidade também na terceira idade, mas em um local diferente do cérebro. Leia mais.
Esse "cérebro sintético" foi mantido vivo no laboratório durante mais de dois meses. Leia mais.
Imagens revelam algumas das células pouco conhecidas que povoam nossos cérebros. Leia mais.
Os resultados desafiam o paradigma atual das neurociências e mostram que o cérebro é muito mais complexo do que parecia. Leia mais.
Os sinais são processados em duas partes do córtex simultaneamente - é como se houvesse dois cérebros trabalhando paralelamente. Leia mais.
Os nervos são reparados em minutos, com o movimento que eles controlam voltando em dias ou, no máximo, em semanas. Leia mais.
A nova técnica permitirá pela primeira vez que os cientistas monitorem as terapias para devolver os movimentos a pacientes com lesão medular. Leia mais.
Até agora, o mapeamento da vasta rede cerebral representava um desafio praticamente intransponível para os cientistas. Leia mais.
Cientistas conseguiram pela primeira vez transformar uma célula-tronco embrionária humana em um tipo de neurônio associado à doença de Alzheimer.Leia mais.
Você acha que o cérebro é dividido em áreas especializadas? Ou acredita que a dopamina seja o neurotransmissor do bem-estar? Então é melhor se atualizar.Leia mais.
Uma nova técnica que impulsiona o crescimento de fibras nervosas pode reverter grande parte dos danos causados por acidentes vasculares cerebrais, ou derrames. Leia mais.
Cientistas conseguiram promover regeneração de conexões nervosas que controlam movimentos voluntários danifacadas por lesão da medula espinhal.Leia mais.
Cientistas estão combinando células-tronco e cola derivada do veneno da jararaca para reimplantar raízes nervosas após lesões.Leia mais.
A ausência de anticorpos no sistema nervoso central seria uma das razões por que nervos danificados nessas áreas não são reparados naturalmente.Leia mais.
O programa cria modelos tridimensionais do cérebro, coração ou mesmo das fibras musculares.Leia mais.
A proteína celular príon, além de atuar na formação e morte dos neurônios, pode modular a agressividade das células tumorais.Leia mais.
Estudo consegue regenerar fibras nervosas e indica que a recuperação funcional do sistema corticoespinhal.Leia mais.
Há importantes implicações para a medicina regenerativa, no tratamento de doenças como Alzheimer e Parkinson, câncer e lesões na coluna vertebral.Leia mais.
Células-tronco no interior da coluna poderão levar a um novo tratamento não-cirúrgico para as lesões da coluna cervical.Leia mais.