Butantan-DV
Ante o risco de agravamento do surto de dengue devido ao retorno do vírus tipo 3 no estado de São Paulo, o Instituto Butantan anunciou já ter iniciado a produção do primeiro lote da vacina tetravalente, que protege contra todos os sorotipos, incluindo o DENV-3.
"Começamos a fabricar os insumos [os chamados IFAS, ou ingredientes farmacêuticos ativos] de cada um dos quatro sorotipos do vírus. A produção é contínua, porque são quatro IFAS para compor o produto. Faz sentido adiantarmos essas etapas para, assim que obtivermos o registro, já termos doses rapidamente disponíveis para a população," disse Gustavo Mendes, diretor do Butantan.
O pedido de registro do imunizante foi feito à Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária) em dezembro passado e a equipe do Instituto Butantan está otimista com a possibilidade de aprovação. A expectativa é que haja uma manifestação da agência reguladora até meados de março.
Os resultados do ensaio clínico da vacina, chamada Butantan-DV, demonstraram uma eficácia geral da vacina de 79,6% ao longo de dois anos de acompanhamento: 89,5% para DENV-1 e 69,6% para DENV-2. Apesar de ter sido desenvolvida para proteger contra todos os sorotipos, os pesquisadores não puderam avaliar a proteção contra o DENV-3 e o DENV-4 porque não foram detectados casos desses tipos no período do estudo.
"A extrapolação é baseada na comparabilidade do tipo do vírus. Isso é um dado que é aceito na comunidade científica e pelas agências reguladoras. Já discutimos essas informações com a Anvisa previamente. Por enquanto, ainda não tivemos a formalização de um pedido da agência para um estudo específico [de fase 4] para analisar esses dois sorotipos, mas o acompanhamento pós-vacinação faz parte dos requisitos regulatórios no Brasil," explicou Gustavo.
Se aprovada, a Butantan-DV será a primeira vacina do mundo em dose única contra a dengue. O Instituto Butantan tem planos de fabricar em torno de 1 milhão de doses de vacinas ainda em 2025. Outros 100 milhões de doses deverão ser fabricados até o fim de 2027.
Qdenga
Enquanto a vacina do Butantan não chega, a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) também se pronunciou, emitindo um alerta sobre a baixa procura pela vacina contra a dengue já disponível.
A vacina contra a dengue disponível, chamada Qdenga, é produzida pelo laboratório japonês Takeda Pharma e começou a ser distribuída no país em fevereiro de 2024.
O imunizante está disponível apenas para um grupo restrito de pessoas, em 1,9 mil cidades do país nas quais a doença é mais frequente.
Apenas metade das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde para estados e municípios foi aplicada. De 2024 a 20 de janeiro de 2025, foram distribuídas 6.370.966 doses, mas a Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS) indica que apenas 3.205.625 foram aplicadas até o momento.
Em 2024, o país teve registro recorde de dengue: 6.629.595 casos prováveis e 6.103 mortes. Estão ainda em investigação 761 óbitos. Os dados fazem parte do painel de monitoramento do Ministério da Saúde e traz informações até 28 de dezembro de 2024. Em 2025, são 101.485 casos prováveis e 15 mortes confirmadas.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Vacinas | Prevenção | Vírus | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.