Feng Shui e proporção áurea
Os arquitetos e projetistas de hospitais precisam começar a levar em conta princípios de projeto específicos para melhorar as experiências dos pacientes. Estudos têm mostrado resultados benéficos de uma abordagem conhecida como "projeto baseado em evidências". Por exemplo, a exposição a mais luz natural em um quarto de hospital está associada a menos estresse e menos sensação de dor.
Outras abordagens de design bem conhecidas incluem o Feng Shui, um sistema chinês baseado em um hipotético fluxo de energia, e o uso de medidas dos ambientes seguindo a proporção áurea.
A Dra Emma Zijlstra, da Universidade Hanze (Países Baixos) decidiu estudar esses dois casos - Feng Shui e proporção áurea. Como ficaria caro e demoraria demais para construir um hospital inteiro, a equipe optou por fazer um projeto de hospital seguindo as duas técnicas, e então compará-lo com o mesmo projeto feito pelos métodos de arquitetura tradicional.
O estudo envolveu 558 pacientes, aos quais foram mostradas representações e informações sobre um quarto de hospital virtual projetado com uma das quatro abordagens: Feng Shui, proporção áurea, projeto baseado em evidências ou, como controle, um projeto padrão de um hospital real. Somente pessoas que já haviam sido hospitalizadas em algum momento de suas vidas foram convidadas a participar.
Hospitais amigáveis
Depois de visualizar as salas virtuais, os participantes responderam a um questionário que incluía várias medidas padrão de análise psicológica. A análise mostrou que, em comparação com os participantes que visualizaram os quartos padrão, aqueles que visualizaram os quartos com projeto baseado em evidências relataram menos ansiedade e maiores sensações de controle, apoio social, distração de pensamentos negativos e agradabilidade do quarto.
O projeto do Feng Shui não foi diretamente associado à redução da ansiedade, mas os participantes que observaram as salas de Feng Shui tiveram maiores sensações de apoio social, distração positiva e agradabilidade da sala. Não houve evidências de quaisquer benefícios do projeto baseado na proporção áurea.
"Até onde sabemos, este é o primeiro e maior ensaio clínico randomizado que vincula princípios de projeto, em parte antigos e mundialmente conhecidos, diretamente à ansiedade em quartos de hospital. Este estudo mostrou que tanto o Feng Shui quanto o Projeto Baseado em Evidências são capazes de afetar a ansiedade e é importante que grandes estudos de acompanhamento sejam conduzidos para examinar o efeito de características específicas do projeto," escreveu a equipe.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Atendimento Médico-Hospitalar | Bem-estar emocional | Espiritualidade | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.