20/01/2025

Quer uma definição de paciência? É o contrário de impaciência, defendem psicólogos

Redação do Diário da Saúde
Quer uma definição de paciência? É o contrário de impaciência, defendem psicólogos
Mas é bom saber que prudência, impaciência e preguiça são contagiosas.
[Imagem: Gerado por IA/Gemini]

O que é paciência?

Tente procurar uma boa definição de paciência - e de sua contraparte, a impaciência - e você provavelmente só se deparará com descrições do tipo senso comum, como "Eu a reconheço quando a vejo".

"Filósofos e estudiosos religiosos chamam a paciência de virtude, mas a maioria das pessoas afirma ser impaciente. Isso me fez pensar se talvez paciência tenha menos a ver com ser uma boa pessoa, e mais com a forma como lidamos com as frustrações do dia a dia," ponderou a professora Kate Sweeny, da Universidade da Califórnia em Riverside (EUA).

A primeira coisa que Sweeny e seus colegas precisaram fazer para começar sua pesquisa foi justamente definir melhor o que constituem paciência e impaciência, e os fatores que as determinam.

Depois de fazer três experimentos, envolvendo 1.200 voluntários, os pesquisadores concluíram que a a impaciência é a emoção que as pessoas sentem quando enfrentam um atraso que parece injusto, irracional ou inapropriado - como um engarrafamento fora do horário de pico ou uma reunião que deveria ter terminado há 15 minutos.

Por exclusão, paciência, então, é a maneira como lidamos com esses sentimentos de impaciência - se lidamos bem, somos pacientes, senão, somos impacientes.

Parece simples, mas há uma mudança significativa no modo de encarar as duas emoções, uma vez que a impaciência passa a ter uma conotação "justa", ou seja, é "natural" que sejamos impacientes com atrasos inesperados. Por outro lado, a paciência emerge como um fator de enfrentamento, um "adicional emocional" que algumas pessoas conseguiram desenvolver de algum modo para lidar com a situação.

Regulação emocional

Os resultados dos experimentos permitiram traçar três cenários que criam uma "tempestade perfeita" para a impaciência: Quando os riscos são relativamente altos (tráfego no caminho para o show de uma banda favorita), quando o estado de espera é desagradável (sem assentos e sem distrações em uma sala de espera), e quando alguém é claramente o culpado pelo atraso (o laboratório esqueceu de processar seu exame médico).

As pessoas também se sentiram mais impacientes quando o atraso era maior do que o previsto - mas, surpreendentemente, não quando o atraso era longo ou curto, mas duravam o tempo esperado.

"Nossas descobertas iniciais apoiam muitas de nossas ideias sobre paciência e impaciência," disse Sweeny. "Ainda temos muito a aprender, mas nossa abordagem é bastante promissora em termos de ajudar as pessoas a controlar sentimentos de impaciência e, finalmente, se tornarem mais pacientes em suas vidas diárias."

Os psicólogos usam o termo "regulação emocional" para delinear as muitas estratégias que as pessoas usam para reduzir (ou às vezes aumentar) a intensidade das suas emoções. A paciência, conclui Sweeny, é o subconjunto dessas estratégias que visam especificamente os sentimentos de impaciência.

Checagem com artigo científico:

Artigo: When Time Is the Enemy: An Initial Test of the Process Model of Patience
Autores: Kate Sweeny, Jason Hawes, Olivia T. Karaman
Publicação: Personality and Social Psychology Bulletin
DOI: 10.1177/01461672241284028
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Emoções

Sentimentos

Mente

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.