Fluxo mental
O antigo e bem-comportado videogame Tetris foi usado em um experimento para criar um estado de "fluxo mental", o termo que os psicólogos usam para descrever um estado de espírito tão engajado que faz o resto do mundo desaparecer e o tempo parecer passar mais rápido.
O estado de perfeito desligamento gerado por jogar Tetris mostrou-se capaz de melhorar a experiência emocionalmente desagradável de aguardar notícias incertas.
No jogo Tetris, blocos são virados para cima e para cima e empilhados em fileiras conforme vão caindo. Mas os psicólogos afirmam que o jogo pode ser substituído por outras atividades capazes de criar um fluxo mental, como escalada, carpintaria, xadrez - ou outros jogos de computador não violentos.
"O fluxo - se ele puder ser alcançado - traz benefícios. E os videogames são perfeitos para o fluxo, desde que seja um jogo que esteja no nível da pessoa e aumente ligeiramente o nível de habilidade," afirmam Kate Sweeny, Kyla Rankin e Lisa Walsh, da Universidade da Califórnia em Riverside, que publicaram seus resultados na revista Emotion.
Ansiedade da espera
O estudo envolveu a situação muito comum de preocupação durante períodos de espera ansiosa, como aguardar resultados de exames médicos ou o resultado de uma entrevista de emprego - e outros estudos já mostraram que o estresse torna as pessoas mais suscetíveis às más notícias.
Há várias estratégias de enfrentamento dessa situação, mas as psicólogas se concentraram na distração. A distração é uma estratégia de enfrentamento imperfeita, porque é preciso atingir o patamar de fluxo para que a distração funcione. E alcançar um estado de fluxo não é fácil. Se a atividade não for desafiadora o suficiente, você fica entediado - não há fluxo. Se for muito difícil, você fica frustrado - novamente sem fluxo mental.
"O fluxo requer um equilíbrio delicado," explicou Sweeny. "Ele é mais prontamente alcançado com atividades que desafiam a pessoa de alguma forma, mas não em demasia; que tenham objetivos claros e alcançáveis; e que forneçam à pessoa um feedback sobre como ela está indo rumo ao objetivo."
E o jogo Tetris faz esse trabalho muito bem, demonstraram os experimentos.
"O estudo do Tetris é fundamental porque manipula experimentalmente o fluxo [mental] e mostra os efeitos dessa manipulação, o que fornece evidências convincentes de que o fluxo realmente gera o bem-estar durante os períodos de espera, e não apenas que ele coincide com o bem-estar," disse Sweeny.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Mente | Diversão | Meditação | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.