Sensor antiqueda
Mais de um terço de todas as pessoas com mais de 65 anos correm um risco significativo de cair. As consequências afetam não apenas elas próprias e seu ambiente pessoal, mas também o sistema de saúde.
Engenheiros do Instituto de Tecnologia de Karlsruhe (Alemanha) querem remediar isto usando uma nova tecnologia de sensores que analisa o movimento e o ambiente, permitindo avaliar o risco de queda e recomendando medidas apropriadas para prevenir quedas.
"Queremos avaliar o risco de cair exatamente quando e onde é necessário, ou seja, no ambiente doméstico da pessoa em risco," explica o professor Tomislav Pozaic.
Para isso, ele e sua equipe desenvolveram sensores para serem colocados no pulso que captam os movimentos e o ambiente. Os sensores avaliam o número e o tipo de passos, o tempo entre os passos e o deslocamento.
Além disso, eles são capazes de contextualizar os dados. "Diferentes ambientes, como uma estrada versus sua própria casa, levam a riscos diferentes," disse Pozaic.
Medidas para prevenir quedas
Um algoritmo converte as leituras do sensor em um parâmetro que representa o nível de risco de queda - "em risco" ou "não em risco". Quando alcança o nível de risco, o aparelho também analisa se é um risco esporádico ou se a pessoa tem tido quedas constantes.
Informações de três áreas de movimento - caminhar, ficar de pé e coordenar braços/pernas - são avaliadas para escolher a estratégia correta contra as quedas, incluindo treinamento de equilíbrio, ajustes na medicação e a minimização dos riscos em casa.
A tecnologia acaba de ser avaliada em um grande estudo clínico, realizado em colaboração com o departamento de geriatria do Hospital Robert Bosch, em Stuttgart, sob a supervisão do professor Clemens Becker.
Com os resultados positivos, os sensores estão sendo desenvolvidos em conjunto com a Bosch Healthcare Solutions e poderão ser introduzidos no mercado nos próximos anos.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sensores | Acidentes | Terceira Idade | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.