08/04/2025

Quer subir na escada da liderança? Experimente o treinamento em debate

Redação do Diário da Saúde
Quer subir na escada da liderança? Experimente o treinamento em debate
Liderança e humildade parecem fazer o casamento perfeito.
[Imagem: Phong Nguyen Dinh/Pixabay]

Debate e assertividade

Para quem está procurando meios de subir na carreira em sua empresa, aqui está uma ideia que não é comumente citada: Fazer um treinamento no debate de ideias.

Pessoas que aprenderam o básico do debate têm mais probabilidade de avançar para cargos de liderança nas organizações, em comparação com aquelas que não receberam esse treinamento.

Um dos principais motivos para isto é que estar equipado com habilidades para debater sobre os temas profissionais torna as pessoas mais assertivas - especificamente, mais capazes de mostrar suas opiniões de modo sincero e convencer as pessoas a seguir com elas. E não se trata de arrogância: É mais como "Eleve o nível do seu discurso, e não o volume da sua voz".

"O treinamento de debate pode promover o surgimento e o avanço da liderança ao fomentar a assertividade dos indivíduos, que é uma característica de liderança essencial e valorizada nas organizações," disse Lu Zhang, do MIT.

A pesquisa foi baseada em dois experimentos, um com 471 funcionários das maiores empresas dos EUA e outro com 975 estudantes universitários. Isso permitiu colher insights empíricos sobre o desenvolvimento da liderança com base no debate criativo, um assunto mais frequentemente discutido de forma pontual do que em experimentos sistemáticos.

"O desenvolvimento da liderança é uma indústria multibilionária, onde as pessoas gastam muito dinheiro tentando ajudar os indivíduos a emergirem como líderes," diz Lu. "Mas o público não sabe realmente o que seria eficaz, porque não há muitas evidências causais. É exatamente isso que fornecemos."

Quer subir na escada da liderança? Experimente o treinamento em debate
É necessário deixar claro que a agressividade no ambiente profissional não vai ajudar sua carreira.
[Imagem: CC0 Public Domain/Pixabay]

Assertividade, não agressividade

Aumentar a assertividade pode não parecer uma receita ideal para o sucesso em um ambiente organizacional, já que parece mais provável que essa característica aumente as tensões ou diminua a cooperação. Mas, destacam os autores, a Associação Psicológica Norte-Americana conceitua assertividade como "um estilo adaptativo de comunicação, no qual os indivíduos expressam seus sentimentos e necessidades diretamente, enquanto mantêm o respeito pelos outros".

"A assertividade é conceitualmente diferente de agressividade. Para falar em reuniões ou salas de aula, as pessoas não precisam ser idiotas agressivas. Você pode fazer perguntas educadamente, mas ainda assim expressar opiniões efetivamente. Claro, isso é diferente de não dizer nada," ressaltou Zhang.

Além disso, habilidades mais refinadas de comunicação podem ser mais importantes do que nunca. "Seja eliminando frases de efeito ou dominando o ritmo, saber como afirmar nossas opiniões nos ajuda a soar mais como líderes," acrescentou.

No entanto, o estudo também levanta outras questões sobre como as empresas identificam líderes. Como os resultados mostram, os indivíduos podem ter incentivos para buscar treinamento em debate e outras habilidades gerais no local de trabalho, mas será que as empresas conseguem entender e reconhecer os muitos tipos de habilidades, além da assertividade, que os funcionários podem ou devem ter?

"Nós enfatizamos que o ônus de quebrar barreiras de liderança não deve recair sobre os próprios indivíduos," disse Zhang. "As organizações também devem reconhecer e apreciar diferentes estilos de comunicação e liderança no local de trabalho."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Breaking Ceilings: Debate Training Promotes Leadership Emergence by Increasing Assertiveness"
Autores: J. G. Lu, M. X. Zhao, H. Liao, L. D. Zhang
Publicação: Journal of Applied Psychology
DOI: 10.1037/apl0001273
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Relacionamentos

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.