10/04/2025

Essa música não! Música ambiente impacta os funcionários

Redação do Diário da Saúde

Música no local de trabalho

Você já foi a uma loja ou restaurante onde a música era tão irritante que você saiu de lá imediatamente? Agora imagine como deve ser para os funcionários.

De fato, o efeito é até maior do que o previsto, demonstraram Kathleen Keeler e colegas da Universidade do Estado de Ohio (EUA).

Os pesquisadores descobriram que, quando a música de fundo no local de trabalho não está em sincronia com o que os trabalhadores precisam para fazer seu trabalho, isso pode afetar sua energia, seu humor e até mesmo seu desempenho.

"Uma música que não se encaixa no que um funcionário precisa para se sentir energizado, gerenciar emoções e se concentrar na tarefa pode ter um impacto negativo real," destaca Keeler. "Descobrimos que uma música desajustada pode levar os funcionários a se sentirem mais fatigados, ter dificuldade de concentração e não gostar realmente de estar no trabalho. E isso, por sua vez, os leva a se envolverem em comportamentos que podem prejudicar a organização."

Os efeitos são piores para as pessoas que têm dificuldade em filtrar o ruído de fundo do seu ambiente.

E o problema é grande: a equipe estima em cerca de 13,5 milhões de pessoas trabalhando em ocupações onde música de fundo é comum apenas nos EUA.

O problema é que a música é frequentemente escolhida tendo apenas os clientes em mente. "É um erro dos gerentes presumirem que a música não afeta os funcionários," disse Keeler.

Checagem com artigo científico:

Artigo: In sync or out of tune? The effects of workplace music misfit on employees.
Autores: Kathleen R. Keeler, Harshad Puranik, Yue Wang, Jingfeng Yin
Publicação: Journal of Applied Psychology
DOI: 10.1037/apl0001278
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Trabalho e Emprego

Diversão

Audição

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.