Texto pesquisado:
moralidade
Longe de serem princípios firmados pela educação, pelos exemplos ou por uma vida de reflexões, nossos valores podem ser sazonais. Leia mais.
Essa percepção parece ser, na verdade, uma ilusão coletiva, que acaba tendo efeitos nocivos para a sociedade e até para a política. Leia mais.
Há uma parcela, cerca de 10% das pessoas, com um comportamento preocupante: Elas farão qualquer coisa para vencer. Leia mais.
Mas nem tudo está perdido: Somos mais propensos a votar pelo bem comum quando participamos de decisões democráticas. Leia mais.
Um experimento inédito, idealizado por psicólogos japoneses, mostrou uma reação surpreendente de bebês de 8 meses. Leia mais.
Para nós, a vergonha é um estado emocional interno: Você pode senti-la sem apresentar nenhum sinal físico externo. Leia mais.
Uma importante lição na educação moral das crianças pode estar tão ao alcance dos pais quanto ler uma história para elas. Leia mais.
O custo disso é que essa clemência adicional pode vir à custa do nosso próprio senso de autoestima. Leia mais.
"Isso ainda é muito futurista, mas não significa que devemos esperar para decidir sobre as diretrizes éticas." Leia mais.
Isso rejeita as crenças culturais generalizadas de que os ateus seriam "menos morais". Leia mais.
Quando você decide mudar sua personalidade para livrar-se de alguns defeitos, isso muda também sua forma de ver os outros - para melhor. Leia mais.
À medida que as pessoas envelhecem, elas são mais propensas a exigir mais punição por atos que causam danos, mesmo os não intencionais. Leia mais.
Antropólogos descobriram o que eles acreditam serem as sete regras morais universais. Leia mais.
Lesões cerebrais - ocasionadas, por exemplo, por traumatismos de guerra - podem interferir no comportamento, mas os efeitos podem ser diametralmente opostos. Leia mais.
Consumidores encontraram uma maneira de lidar com o conhecimento incômodo de que os produtos que eles gostam foram feitos de forma não-ética. Leia mais.
Se você quer interagir com alguém e espera que esse alguém tenha uma postura ética, é melhor conversar com ele a sós. Leia mais.
Há um claro viés negativo na percepção da honestidade e da desonestidade dos outros. Leia mais.
A história nos mostra que usar a ciência para tentar manipular a moralidade não é sábio - e não funciona. Leia mais.
Diminuir a crença que uma pessoa tem no livre-arbítrio faz com que essa pessoa sinta-se menos autêntica. Leia mais.
As pessoas exigem morais diferentes para o seu próprio carro autônomo e o para o carro autônomo dos outros. Leia mais.
A dissimulação de informações assumiu um patamar tão significativo que os psicólogos cunharam um novo termo - "lavagem de matemática". Leia mais.
Nossa forma de pensar e nossas memórias parecem ter pouco a ver com a nossa identidade. Leia mais.
É possível que não tenhamos tanto controle sobre nossa escolha política quanto imaginamos. Leia mais.
O problema é que o planeta não consegue suportar esse apetite crescente. Leia mais.
O resultado dá apoio a teorias sobre a natureza da fofoca e do contágio moral. Leia mais.
Seguindo suas próprias teorias, ele próprio era um psicopata "cientificamente comprovado". Leia mais.
Você se julga uma pessoa honesta, desonesta, ou em algum ponto entre esses dois extremos? Leia mais.
Os resultados contestam o saber tradicional de que a vitimização leva as pessoas a desumanizar outros seres. Leia mais.
A lógica característica dos mercados é "Se eu não fizer, outro fará". Leia mais.
Indivíduos com posições socialmente mais elevadas são mais propensos a se envolver em uma longa lista de comportamentos antiéticos - veja a lista. Leia mais.
Um teste mostrou como as emoções são importantes quando nos deparamos com dilemas morais. E como erramos nossas previsões de nosso próprio comportamento. Leia mais.
Talvez de forma surpreendente, os resultados mostraram que o senso comum do adolescente egoísta não se sustenta. Leia mais.
A sabedoria é uma virtude muito desejada, mas essencialmente inexplicada, um tema atemporal que só agora começa a atrair o escrutínio rigoroso dos cientistas. Leia mais.
As pessoas são inconscientemente mais justas e mais generosas quando estão em ambientes com cheiro de limpeza. Leia mais.