Texto pesquisado:
erros médicos
Além de os pacientes não seguirem os conselhos, muitos dos conselhos mais comuns não têm embasamento científico. Leia mais.
E não será preciso criar uma nova rede social para médicos para implementar as sugestões feitas pelo estudo. Leia mais.
Os pesquisadores analisaram os resultados de 13 ensaios clínicos, mas concluíram que os estudos não levaram os riscos em conta. Leia mais.
Não peça a seu médico para fazer um exame. Deixe que ele peça. E, se ele pedir, pergunte quais são as opções. Leia mais.
"Dada a adoção inabalável de tecnologias emergentes na prática clínica, não estamos aprendendo com nossos erros passados em mamografia." Leia mais.
É a primeira técnica a distinguir, in vivo, a doença de Alzheimer da menos conhecida "demência com corpos de Lewy". Leia mais.
Como você pode navegar nesse ambiente de notícias rápidas tentando ser o mais criterioso possível? Leia mais.
Os médicos passam de uma a duas horas ocupados com os registros eletrônicos e outros trabalhos de mesa para cada hora gasta com os pacientes. Leia mais.
Pessoas que relatavam ouvir vozes ou ter ansiedade foram as mais propensas a serem diagnosticadas erroneamente. Leia mais.
Esse estado psicológico pode ser "contagioso" de uma maneira ruim se você estiver doente. Leia mais.
Se você soubesse que expressar gratidão a um colega melhoraria a vida dele e a sua, você faria isso com mais frequência? Leia mais.
Quando cometemos certos tipos de erros, nossas pupilas mudam de tamanho, denunciando nossa falha. Leia mais.
Os olhos podem funcionar como uma ferramenta de avaliação do estado mental da pessoa, incluindo sua produtividade no trabalho. Leia mais.
Um estudo realizado por pesquisadores da UnB evidenciou o desconhecimento de médicos heterossexuais quanto à homossexualidade. Leia mais.
Acusações referentes a erro médico somaram 70 novas ações por dia no país - ou três por hora. Leia mais.
Há momentos em que fazer algo que é percebido como um "bom trabalho" pode acabar servindo como apoio a algo ruim. Leia mais.
Falhas na comunicação entre médicos e enfermeiros estão entre as principais razões para os erros médicos. Leia mais.
A ciência médica há muito tempo presume que, quanto maior a amostra de seres humanos, melhor - mas isso está errado, dizem pesquisadores. Leia mais.
O custo real dos medicamentos prescritos vai além dos reais e centavos da conta da farmácia. Leia mais.
A CPI propôs que novos ensaios clínicos sejam realizados para verificar se a pílula é mesmo eficiente no combate ao câncer. Leia mais.
O uso de medicamentos também pode causar problemas à saúde. Qualquer cidadão pode denunciar esses casos. Leia mais.
Há uma crença generalizada de que antibióticos seriam medicamentos benignos e que só podem fazer bem - mas não é bem assim. Leia mais.
O atual ensaio científico para avaliação dos antibióticos da OMS é potencialmente falho.Leia mais.
Os resultados são preocupantes quando se leva em conta a quantidade de pacientes que não buscam uma segunda opinião. Leia mais.
Uma confusão na hora de tomar o medicamento pode acontecer com qualquer pessoa - o problema é que isso pode ter efeitos sérios. Leia mais.
Repreender o médico de seu filho pode ter consequências graves - até mesmo fatais. Leia mais.
Pesquisadores afirmam que nem médicos, nem psiquiatras e nem os pacientes podem estar sabendo de todos os efeitos colaterais dos antidepressivos. Leia mais.
Especialistas defendem mudanças na forma como as mortes são relatadas para refletir melhor a realidade. Leia mais.
Além de não ser melhor do que o placebo, a droga levou a dez vezes mais tentativas de suicídio. Leia mais.
Os erros de diagnóstico em pacientes internados parecem ser muito mais frequentes do que se imaginava. Leia mais.
O objetivo é arrebanhar doadores daquilo que alguns estudiosos de ética chamam de "privacidade última": o próprio DNA. Leia mais.
Nosso meio ambiente, mais que nossa hereditariedade, é determinante do estado do nosso sistema imunológico. Leia mais.
Pesquisadores brasileiros estão desenvolvendo uma tecnologia para detectar o nível de estresse da pessoa e dar dicas para resolver o problema. Leia mais.
Os principais agentes geralmente são pais ou cuidadores bem-intencionados, embora as instruções pudessem ajudar mais. Leia mais.
Médicos acham o "número pequeno", embora admitam que até mesmo uma única morte evitável é demais. Leia mais.
A técnica ainda é recente, e os primeiros usos no exterior se depararam também com vários "efeitos colaterais". Leia mais.
Efeitos colaterais de remédios e outras consequências não intencionais de tratamentos médicos estão matando mais pessoas do que pensamos. Leia mais.
O HIV foi alterado geneticamente para executar uma função benéfica. Leia mais.
O número de prognósticos de câncer incorretos poderá ser reduzido pela metade. Leia mais.
Um médico deixa um objeto estranho dentro do paciente 39 vezes por semana em algum lugar do país. Leia mais.
Os especialistas afirmam que as preferências do paciente são tão importantes quanto um diagnóstico médico preciso. Leia mais.
Há temores de que o setor da saúde possa ser oprimido pelas novas tecnologias, sem que os profissionais estejam prontos para tirar o máximo proveito delas.Leia mais.
Um monitoramento simples dos olhos pode dar indicações precoces sobre o desenvolvimento da doença de Alzheimer. Leia mais.
"Uma era pós-antibióticos significa, de fato, o fim da medicina moderna como a conhecemos", diz a diretora-geral da OMS, Margaret Chan. Leia mais.
Entre os novos serviços estão 41 cirurgias por vídeo, como a cirurgia bariátrica (de redução de estômago) e a de tratamento de refluxo gastroesofágico. Leia mais.
Desvendar esses mecanismos pode contribuir para o aprimoramento de métodos e técnicas diagnósticas, reduzindo os erros médicos. Leia mais.
Taxa de diagnóstico incorreto de infecção causada por fungo é elevadíssima, confundida com a recorrência da tuberculose.Leia mais.
O objetivo da publicação é orientar médicos e profissionais de saúde quanto aos estudos mais recentes no diagnóstico e tratamento de transtornos de humor.Leia mais.
Faltam capacitação dos profissionais da saúde, conhecimento e meios técnicos para auxiliar no tratamento da doença.Leia mais.
Remédios usados em tratamentos de Fertilização In Vitro (FIV) em mulheres mais velhas podem aumentar os riscos de que elas tenham bebês com Síndrome de Down. Leia mais.
Mais resultados >>