Texto pesquisado:
declínio cognitivo
As proteínas tau desempenham um papel crucial na manutenção da estrutura e na função dos neurônios, mas às vezes elas não funcionam bem. Leia mais.
A perda de alguém próximo pode fazer você envelhecer mais rapidamente. E os danos podem ser dramáticos em algumas idades. Leia mais.
Doença de Alzheimer sem sintomas. Como isso é possível? Os cientistas ainda estão procurando a resposta. Leia mais.
O estudo difere de pesquisas anteriores - algumas com conclusões opostas - porque se concentrou em adultos de meia-idade e mais velhos. Leia mais.
O cérebro das pessoas na meia-idade pode fornecer uma janela para a saúde cerebral futura. Leia mais.
A terapia alternativa aumenta a eliminação de beta-amiloide e outras proteínas tóxicas que geram problemas de memória e concentração no Alzheimer. Leia mais.
A velocidade da fala é um indicador mais importante da saúde do cérebro do que a dificuldade em se lembrar de palavras. Leia mais.
As comparações foram feitas entre mulheres que consumiam as mesmas proteínas, mas em quantidades diferentes. Leia mais.
A respiração é o marcapasso que dita os ritmos cerebrais que regulam a conexão entre sono e memória. Leia mais.
A conclusão envolve quinze estudos de alta qualidade realizados em várias partes do mundo com centenas de pacientes. Leia mais.
Quão fiéis são nossas lembranças dos filmes? Mais ainda, será que a nossa idade altera o modo como nos lembramos dos filmes? Leia mais.
A descoberta abre caminho para o desenvolvimento de medicamentos e intervenções terapêuticas contra o declínio da memória e do raciocínio. Leia mais.
"Esperamos que esses novos dados encorajem indivíduos de todas as idades e origens a se envolverem no voluntariado local." Leia mais.
Mas não exagere, você não precisa salvar o mundo. Leia mais.
Cérebro e intestino originam-se das mesmas células embrionárias e permanecem conectados conforme o ser humano se desenvolve. Leia mais.
A atividade imune anormal dos astrócitos, que são células cerebrais não neuronais, é suficiente para causar déficits cognitivos. Leia mais.
Os pesquisadores também examinaram os dados por sexo, já que as mulheres geralmente têm uma resposta mais forte à vacinação. Leia mais.
Os fatores que os cientistas listavam para explicar o declínio cognitivo não explicam quase nada. Leia mais.
"Esta pesquisa reforça a importância de estudar como os alimentos e os nutrientes criam resiliência para proteger o cérebro." Leia mais.
Embora isso possa trazer esperanças, o efeito é muito pequeno - uma diferença de 0,45 ponto em uma escala de 0 a 18. Leia mais.
Essas memórias, que associam várias informações dentro de uma interação pessoal, são chamadas memórias associativas sociais. Leia mais.
Um único fator de risco de demência pode reduzir a cognição pelo equivalente a até três anos de envelhecimento. Leia mais.
Cientistas concluíram que sete horas é a quantidade ideal de sono para pessoas da meia-idade para cima. Leia mais.
Além da saúde cardiovascular, parece haver também uma conexão importante entre o colesterol e a saúde do cérebro. Leia mais.
Uma cognição piorada pode fazer parte do espectro de normalidade na velhice, e não de uma patologia que precise ser tratada. Leia mais.
Sentir-se feliz com a vida diminui o declínio cognitivo comumente observado nas pessoas mais velhas. Leia mais.
Fenchol, um composto natural abundante em algumas plantas, incluindo o manjericão, pode ajudar a proteger o cérebro. Leia mais.
A amostra de neuroimagens utilizada ainda não é representativa da população, mas os resultados impressionaram. Leia mais.
Um tratamento real e eficaz para a doença de Alzheimer pode estar na normalização dos níveis beta-amiloide saudável. Leia mais.
Embora se diga que os olhos são uma janela para a alma, crescem as evidências de que os olhos podem ser um meio para a compreensão das doenças do cérebro. Leia mais.
A descoberta pode ajudar a detectar sinais precoces de problemas neurológicos, como os causados pelo Alzheimer. Leia mais.
Os testes de memória clássicos usados hoje testam a memória apenas por períodos muito curtos, de meia hora ou pouco mais. Leia mais.
Mais conhecido por seu papel no sistema reprodutivo feminino e na indução de sentimentos de bem-estar, a ocitocina age nas proteínas amiloides beta. Leia mais.
Em um feito com repercussão internacional, pesquisadores da USP demonstraram ser possível reduzir o congelamento da marcha, que leva a quedas. Leia mais.
"Nós propomos que o pensamento negativo repetitivo pode ser um novo fator de risco para a demência." Leia mais.
Mas não fique pulando de galho em galho, porque a variedade e a consistência caminham juntas. Leia mais.
Benefícios significativos apareceram em idosos que fumavam e apresentavam escores basais mais baixos nos testes neuropsicológicos. Leia mais.
Os cientistas parecem não dar bola para o ditado "Errar é humano", e andam mesmo preocupados com erros. Leia mais.
"Talvez a melhor indicação de que o tratamento tenham efeito [..] seja que nenhum dos pacientes queria devolver o dispositivo para a Universidade."Leia mais.
Aumentaram as expectativas de um diagnóstico de Alzheimer por um exame dos olhos. Leia mais.
É o reconhecimento de que "o cérebro não é uma ilha", um ponto de vista largamente aceito nas neurociências.Leia mais.
Os pacientes que começam com maior reserva cognitiva podem ter mais recursos para perder antes que os sintomas do Alzheimer interfiram em suas vidas diárias. Leia mais.
E tempos de reação mais lentos podem aumentar o risco de queda, principalmente entre idosos e pessoas acima do peso. Leia mais.
Pode ser possível até mesmo fabricar uma vacina contra a demência se essa nova linha de pesquisas se confirmar. Leia mais.
As melhorias foram aferidas em idosos diagnosticados com declínio cognitivo leve, considerado um estágio pré-clínico do Alzheimer. Leia mais.
Tomar café pela manhã pode lhe dar mais do que uma injeção de ânimo e energia e melhorar sua atenção. Leia mais.
A descoberta ainda é preliminar, mas aponta um caminho importante em um campo de pesquisas que não tem tido resultados significativos. Leia mais.
Sessões regulares e intensivas de meditação ajudam a pessoa a permanecer atenta e focada quando chega à velhice. Leia mais.
A conclusão veio de 51 experimentos realizados por pesquisadores em várias partes do mundo, cada equipe trabalhando de forma independente. Leia mais.
A comparação direta de 11 diferentes "medidores de envelhecimento" conclui que é melhor economizar e esperar para ver. Leia mais.
Mais resultados >>