Epidemia de solidão
No ano passado, a maior autoridade de saúde pública no governo federal dos Estados Unidos divulgou um comunicado que descreve a solidão e o isolamento como uma epidemia nacional, com consequências para a saúde que rivalizam com as associadas ao tabagismo e à obesidade.
A equipe do professor Amit Kumar, da Universidade do Texas de Austin, estuda o problema há vários anos, procurando meios para tornar as pessoas mais felizes.
Seu trabalho mais recente confirma conclusões anteriores, da própria equipe e de outros pesquisadores, de que gastar dinheiro em experiências em vez de bens materiais é um método particularmente eficaz também para lidar com os sentimentos de falta de conexão social.
Em sete experimentos dos mais variados tipos, a equipe entrevistou mais de 1.400 participantes sobre seus sentimentos de conexão social após fazerem compras experienciais (restaurantes ou viagens, por exemplo) e compras de bens materiais.
"O que este trabalho sugere é que podemos realmente ser capazes de construir capital social a partir daquilo que compramos," disse Kumar. "Isso, por sua vez, pode levar a mais saúde e mais felicidade."
Experiências versus bens materiais
Os resultados mostraram que, em comparação com as compras materiais, as compras experienciais:
Além disso, os participantes sentiram uma maior "sensação de conexão com a humanidade" depois de refletirem sobre compras experienciais do que sobre compras materiais, contou Kumar. Em contraste, pensar em compras materiais deixou-os "excepcionalmente pouco inclinados" a procurar ligações sociais em geral, abrindo caminho para os problemas envolvendo o isolamento e a solidão.
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