Atropelamento por carros elétricos
Os pedestres podem ter duas vezes mais risco de serem atropelados por um carro elétrico ou híbrido do que pelos carros comuns movidos a gasolina ou diesel.
O risco é maior nas zonas urbanas e os governos devem tomar medidas para mitigar esse risco de segurança à medida que prosseguem a eliminação progressiva dos veículos movidos a combustíveis fósseis para melhorar a qualidade do ar e conter as alterações climáticas, defendem pesquisadores da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres (Reino Unido).
No meio da mudança em curso para carros elétricos e híbridos, surgiram preocupações de que estes veículos possam representar um risco maior para a segurança dos pedestres do que os carros movidos a combustíveis fósseis porque eles são mais silenciosos, especialmente em áreas urbanas, onde os níveis de ruído ambiente de fundo são mais elevados.
Para checar se essa previsão está se concretizando, Phil Edwards e seus colegas analisaram as taxas de vítimas de atropelamentos entre 2013 e 2017 na Grã-Bretanha, o que significa que os dados são anteriores ao aumento recente nas vendas de veículos elétricos em todo o mundo.
Carros silenciosos demais
No total, foram incluídos na análise mais de 50 bilhões de quilômetros de viagens em veículos elétricos/híbridos e quase 5 trilhões de quilômetros de viagens em veículos a gasolina/diesel.
Entre 2013 e 2017, houve 916.713 vítimas de colisões de trânsito relatadas na Grã-Bretanha. Destes, 120.197 eram pedestres, 96.285 dos quais foram atropelados por carro ou táxi.
Três quartos desses pedestres - 71.666 (74%) - foram atropelados por um carro ou táxi movido a gasolina ou diesel. Cerca de 1.652 (2%) foram atropelados por um veículo elétrico ou híbrido. Mas, em quase 1 em cada 4 (22.829 - 24%) dos eventos não houve registro do tipo de veículo.
Levando em conta a quantidade dos dois tipos de veículos, as colisões com pedestres foram, em média, duas vezes mais prováveis com veículos elétricos e híbridos do que com veículos a gasolina e diesel, e 3 vezes mais prováveis em áreas urbanas do que em áreas rurais, afirmam os pesquisadores.
A maioria das colisões ocorreu em áreas urbanas, uma proporção maior das quais envolveu veículos elétricos ou híbridos do que veículos a gasolina/diesel: 94% vs 88%. Isto se compara com 6% e 12%, respectivamente, nas áreas rurais.
"Uma explicação plausível para os nossos resultados é que os níveis de ruído ambiente de fundo diferem entre áreas urbanas e rurais, fazendo com que os veículos elétricos sejam menos audíveis para os pedestres nas áreas urbanas," concluiu a equipe.
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