Quem canta seus males espanta
Cantar libera hormônios relacionados à felicidade, reduz os hormônios ligados ao estresse e, esta parte um tanto surpreendente, até fortalece seus músculos e seus ossos.
"A voz é o único instrumento que faz parte do seu corpo. Todos nós nascemos com uma voz que pode facilmente harmonizar com outras. Crianças pequenas cantam espontaneamente; é uma parte inata do ser humano. Cantar simplesmente traz felicidade. Mas precisa ser nutrido, caso contrário, desaparece," recomenda a professora Anne Balsnes, da Universidade de Agder (Noruega).
E, mesmo que o canto ofereça muitos benefícios práticos, Balsnes acredita que o mais importante é que cantar, como forma de expressão humana e estética, tem um valor intrínseco.
Afinal, cantar não tem a ver com atingir padrões de qualidade; é mais sobre bem-estar pessoal, convivência com a comunidade e comemoração de tradições. Cantar está ligado à herança cultural, à autoexpressão e à comunicação de emoções, embora focar na qualidade ainda tenha seu valor.
Além disso, você melhora sua postura ao ficar de pé e cantar, seja em um coral, na escola ou em casa no chuveiro. Quando você ouve alguém cantar, isso faz você se sentir feliz também.
Por isso, a pesquisadora aconselha pais e educadores a darem importância ao canto na educação das crianças. Ela incentiva mais canto nos jardins de infância, nas escolas e na vida diária. E, claro, que cada um procure companhia, seja na participação de corais ou mesmo indo mais a reuniões onde cantar é valorizado, de cultos religiosos a cantar o Hino Nacional em dias de comemoração.
Muitas pessoas apreciam ter uma atividade regular para participar e, para algumas, parece um refúgio e uma experiência revitalizante. Fazer parte de um coral oferece algo pelo qual ansiar, especialmente ao ensaiar para concertos, e oferece oportunidades de fazer novos amigos. No entanto, é crucial ter uma boa liderança, um ambiente inclusivo e um repertório adequado. Nem todo coral é adequado para todos; você precisa encontrar um que corresponda ao seu nível e interesse.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Diversão | Bem-estar emocional | Emoções | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.