Como gerar criatividade?
Gerentes em todas as empresas e organizações enfrentam um enigma semelhante: Qual é a maneira ideal de organizar os funcionários para gerar as melhores ideias? É melhor trabalhar em grupos grandes? Em grupos menores? Com outras pessoas semelhantes ou diferentes?
Yiding Cao e colegas das universidades de Binghamton (Reino Unido) e Estadual de Nova York (EUA) decidiram pesquisar o assunto, e alguns dos resultados não são exatamente o que se esperava.
Os experimentos, que duraram dois anos, envolveram 617 estudantes que colaboraram anonimamente usando uma interface online em uma de duas tarefas: Desenvolver um slogan de marketing para um novo computador ou escrever uma história fictícia. Como parte de grupos com 20 a 25 pessoas, eles se logavam diariamente por 10 dias úteis por cerca de 15 minutos por dia para enviar ideias e comentar ou curtir as ideias de seus colaboradores.
Os grupos foram formados após uma análise de linguagem de ensaios de autoapresentação submetidos antes dos experimentos, análise esta que determinou quais alunos compartilhavam visões ou origens semelhantes. Alguns participantes conseguiam se comunicar com todo o grupo, enquanto outros conseguiam se comunicar apenas com seus "vizinhos" em um organograma em forma de anel.
Para avaliar a qualidade das ideias, a equipe de pesquisa recrutou candidatos a doutorado em marketing ou administração para a tarefa do slogan, e membros da equipe da Divisão de Comunicações e Marketing da universidade para a tarefa de redação da história.
Menos felizes e melhores ideias
Os pesquisadores admitem que várias das conclusões do estudo parecem contraintuitivas.
"Se você conectar todos os participantes nas redes sociais para que todos possam ver as ideias de todos na linha do tempo, o experimento mostrou claramente que isso mata a diversidade de ideias," contou o professor Hiroki Sayama.
Comunicar-se com mais pessoas, no entanto, deixou as pessoas mais felizes. Aquelas que interagiram com menos participantes sentiram-se mais isoladas, mas também produziram melhores ideias.
Além disso, quando foram reunidas pessoas de origens diversas, as ideias se tornaram mais conservadoras porque todos as avaliaram em suas áreas de especialização e direcionaram o grupo para alternativas "mais seguras". "Quando conectamos as pessoas aleatoriamente, descobrimos que essa era a maneira mais provável de produzir as melhores ideias," disse Sayama.
Os pesquisadores afirmam que o processo de geração de ideias parece ser semelhante à evolução, com ideias como organismos que se adaptam e prosperam em um ecossistema biodiverso, ou são eliminadas quando não sobrevivem aos predadores e ao seu ambiente.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Criatividade | Trabalho e Emprego | Educação | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.