O artigo científico que serviu de base para a reportagem abaixo foi "retratado", o que significa que sua publicação foi cancelada por terem sido encontrados erros nos dados ou na metodologia.
O Diário da Saúde entende que, embora indesejável e enseje apurações de caráter ético, este é um procedimento natural do processo autocorretivo da ciência. Nosso artigo será mantido no ar para que o erro seja conhecido e para que nossos leitores se certifiquem de nosso compromisso com o saber científico válido.
Mais informações sobre esta retratação podem ser obtidas no site RetractionDatabase.
Cardápio de super-herói
Incentivar as crianças a comerem mais frutas e vegetais nunca foi uma tarefa fácil.
Hoje ela está mais difícil do que nunca, devido ao grande volume de propaganda a que as crianças são submetidas, que as fazem acreditar que os alimentos industrializados são sempre melhores.
Cientistas da Universidade de Cornell resolveram contra-atacar com as mesmas armas.
Eles "douraram a pílula" vegetal, dando nomes aos pratos que os fazem parecer saídos do cardápio dos super-heróis.
O resultado foi entusiasmante.
Superpoderes
Brócolis Power Punch (soco poderoso) e Cenouras X-Ray Vision (visão de raios X) foram as grandes estrelas do experimento.
Os testes foram feitos no local onde parece ser mais difícil convencer uma criança a comer vegetais, na escola, onde os coleguinhas reforçam o discurso da propaganda.
Os vegetais foram oferecidos ao lado de todas as outras opções que as crianças estavam acostumadas na cantina da escola - não houve substituição de um item do cardápio.
Mas bastou chamar as velhas e boas cenouras de Cenouras X-Ray Vision para que 66% delas fossem consumidas vorazmente, sem qualquer outro incentivo - o consumo foi de 35% quando elas eram meras cenouras, e 32% quando se tornaram o "Prato do Dia".
Psicologia dos Alimentos
"Esta pesquisa mostra que as escolas têm uma solução de baixo custo, ou até sem custo, para induzir as crianças a consumir alimentos mais nutritivos," Brian Wansink, coordenador do estudo.
"Estes resultados demonstram que o uso de nomes atraentes para os alimentos saudáveis aumenta a seleção e o consumo desses alimentos pelas crianças, e que uma intervenção dessas é robusta, eficaz e funciona em qualquer escala, sem nenhum custo," completou Wansink.
Veja outras descobertas interessantes do grupo de pesquisas do professor Wansink, que se autointitula "Psicologia dos Alimentos":
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