19/09/2012 Nomes atrativos aumentam consumo de vegetais por criançasRedação do Diário da Saúde
Bastou chamar as velhas e boas cenouras de Cenouras X-Ray Vision para que 66% delas fossem consumidas vorazmente pelas crianças, o dobro do normal.[Imagem: Roy Thomas/Scott Shaw]
ATENÇÃO - RETRATAÇÃOO artigo científico que serviu de base para a reportagem abaixo foi "retratado", o que significa que sua publicação foi cancelada por terem sido encontrados erros nos dados ou na metodologia. O Diário da Saúde entende que, embora indesejável e enseje apurações de caráter ético, este é um procedimento natural do processo autocorretivo da ciência. Nosso artigo será mantido no ar para que o erro seja conhecido e para que nossos leitores se certifiquem de nosso compromisso com o saber científico válido. Mais informações sobre esta retratação podem ser obtidas no site RetractionDatabase. Cardápio de super-herói Incentivar as crianças a comerem mais frutas e vegetais nunca foi uma tarefa fácil. Hoje ela está mais difícil do que nunca, devido ao grande volume de propaganda a que as crianças são submetidas, que as fazem acreditar que os alimentos industrializados são sempre melhores. Cientistas da Universidade de Cornell resolveram contra-atacar com as mesmas armas. Eles "douraram a pílula" vegetal, dando nomes aos pratos que os fazem parecer saídos do cardápio dos super-heróis. O resultado foi entusiasmante. Superpoderes Brócolis Power Punch (soco poderoso) e Cenouras X-Ray Vision (visão de raios X) foram as grandes estrelas do experimento. Os testes foram feitos no local onde parece ser mais difícil convencer uma criança a comer vegetais, na escola, onde os coleguinhas reforçam o discurso da propaganda. Os vegetais foram oferecidos ao lado de todas as outras opções que as crianças estavam acostumadas na cantina da escola - não houve substituição de um item do cardápio. Mas bastou chamar as velhas e boas cenouras de Cenouras X-Ray Vision para que 66% delas fossem consumidas vorazmente, sem qualquer outro incentivo - o consumo foi de 35% quando elas eram meras cenouras, e 32% quando se tornaram o "Prato do Dia". Psicologia dos Alimentos "Esta pesquisa mostra que as escolas têm uma solução de baixo custo, ou até sem custo, para induzir as crianças a consumir alimentos mais nutritivos," Brian Wansink, coordenador do estudo. "Estes resultados demonstram que o uso de nomes atraentes para os alimentos saudáveis aumenta a seleção e o consumo desses alimentos pelas crianças, e que uma intervenção dessas é robusta, eficaz e funciona em qualquer escala, sem nenhum custo," completou Wansink. Veja outras descobertas interessantes do grupo de pesquisas do professor Wansink, que se autointitula "Psicologia dos Alimentos":
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=nomes-atrativos-aumentam-consumo-vegetais-criancas A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos. |