Terapias endovenosas
A terapia endovenosa a laser é largamente utilizada em tratamentos de varizes, trombose e outros problemas venosos.
Os equipamentos médicos mais modernos para cauterizar as veias de uma forma minimamente invasiva usam fibras ópticas.
Essas fibras foram adaptadas da sua utilidade original, que é transmitir dados, mas ainda não atendiam a todos os casos, ou porque poderiam ser mais seguras, ou porque veias muito finas também podem necessitar de tratamento.
Agora, engenheiros do Instituto Fraunhofer (Alemanha) desenvolveram um método de processamento a laser que permite a fabricação de fibras ópticas especificamente para uso médico, com uma qualidade muito superior à atual.
Fibras ópticas de uso médico
Durante os procedimentos da terapia endovenosa, uma fibra óptica revestida com plástico, medindo 0,5 milímetro de diâmetro, é inserida no vaso sanguíneo afetado. A luz do laser é conduzida ao longo da fibra, até chegar à sua ponta, onde a forte luz, com uma temperatura de várias centenas de graus, cauteriza o tecido.
Para garantir que a luz atinja as paredes laterais da veia diretamente, a ponta da fibra é recortada em forma de cone, formando uma superfície refletora para a luz do laser. Uma tampa de vidro impede que o sangue se deposite diretamente na extremidade da fibra, o que poderia alterar as características ópticas do laser. A tampa também protege o paciente de lesões geradas pela ponta muito fina.
Ponta ajustada
Com a nova técnica, esse aparato final da fibra é significativamente menor, além de eliminar a ponta do cone, tornando a ponta da fibra mais compacta e com menor risco de causar danos nas veias.
Além disso, conforme destaca o professor Henning Schroder, líder da equipe, agora as fibras poderão ser inseridas em vasos sanguíneos ainda menores e mais estreitos, tornando os tratamentos mais completos e mais eficazes.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Equipamentos Médicos | Sistema Circulatório | Cirurgias | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.