26/02/2025

Covid-19 parece ter-se originado de duas doenças raras

Redação do Diário da Saúde
Covid-19 parece ter-se originado de duas doenças raras
Visualização da relação local-local e probabilidades de risco local.
[Imagem: Z. Zhang]

Duas doenças dando origem a uma nova

Apesar de pesquisas extensivas, as origens da covid-19 permanecem elusivas.

Para tentar lançar uma nova luz sobre o assunto, Zhengjun Zhang e colegas da Universidade de Wisconsin, nos EUA, usaram uma abordagem orientada por inteligência artificial para examinar padrões de metilação de DNA em 865.859 locais CpG em amostras de sangue de pacientes que tiveram covid-19.

Os locais CpG são regiões do DNA onde um nucleotídeo de citosina é seguido por um nucleotídeo de guanina, frequentemente encontrados nos promotores de genes, onde desempenham um papel crucial na regulação da expressão gênica - eles ajudam a ativar ou desativar genes específicos.

Os dados mostraram fortes evidências de ligação genética que indicam que a covid-19 pode ter surgido da fusão natural de duas doenças infecciosas raras, o mormo e a febre de Sennetsu, com algumas doenças humanas comuns.

Mormo, ou lamparão é uma doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei, mais frequente em equinos, mas que também pode ser contraída pelo homem. A febre de Sennetsu é uma doença infecciosa rara, causa pela bactéria Neorickettsia sennetsu, com sintomas parecidos com os da dengue.

Os resultados sugerem que, ao contrário de outras pesquisas, a covid-19 provavelmente se originou nos humanos mesmo, e não em morcegos ou pangolins, o que significa que aqueles estudos anteriores podem ter sido enganados por uma ênfase exagerada na vida selvagem.

"Estabelecer tais conexões em 865.859 locais CpG é um grande desafio, com correlações aleatórias ocorrendo com uma probabilidade de menos de uma em dez milhões," disse Zhang. "No entanto, ao levar em conta a raridade dessas doenças, as chances de descobrir uma ligação significativa caem para apenas uma em cem milhões, fortalecendo ainda mais a validade destes resultados."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Etiological connections between initial COVID-19 and two rare infectious diseases
Autores: Zhengjun Zhang
Publicação: Advances in Biomarker Sciences and Technology
DOI: 10.1016/j.abst.2024.12.001
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Epidemias

Vírus

Bactérias

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.