Carcinomas
Um ensaio clínico de um novo tipo de tratamento está trazendo esperanças para os portadores de um dos mais letais tipos de câncer de pele, os carcinomas basocelulares.
Também chamado de carcinoma de células basais, esse câncer de pele ocorre em áreas cronicamente expostas ao sol, como o rosto. Tumores localmente avançados, em particular, podem ser difíceis de tratar mesmo cirurgicamente.
A substância ativa TVEC (Talimogene Laherparepvec) levou a uma redução no tamanho do carcinoma basocelular em todos os participantes do estudo, o que melhorou a remoção cirúrgica. Melhor ainda, foi registrada uma regressão completa do tumor em alguns pacientes.
TVEC é um vírus herpes simplex geneticamente modificado para destruir especificamente células tumorais, enquanto ativa simultaneamente o sistema imunológico.
O objetivo do estudo era reduzir o tamanho do tumor antes de uma operação planejada para que os pacientes não sofressem nenhuma restrição funcional ou cosmética após o procedimento. O estudo clínico incluiu 18 pacientes que teriam exigido um enxerto de pele devido ao tamanho e localização do carcinoma basocelular. Cada um deles recebeu seis injeções intralesionais de TVEC durante um período de 13 semanas antes que o tumor fosse removido cirurgicamente.
"Isso permitiu que o tumor fosse reduzido em tamanho em metade dos pacientes a tal ponto que a cirurgia com fechamento direto da ferida foi possível. Em um terço dos casos, o exame histológico subsequente nem mesmo mostrou mais células tumorais vivas. Todos os tumores tratados pelo menos ficaram menores, e nenhum tumor cresceu mais sob a terapia. O tratamento foi bem tolerado pelos pacientes," disse o Dr. Christoph Holler, da Universidade Médica de Viena (Áustria).
A equipe agora pretende incluir um número maior de pacientes em um outro estudo, chamado Fase III, buscando a validação definitiva do tratamento.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Câncer | Cuidados com a Pele | Medicamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.