Manhãs são melhores
Se você se sente melhor de manhã, você não está sozinho: Em geral, as coisas realmente parecem melhores pela manhã, com diferenças claras na saúde mental e no bem-estar autorrelatados ao longo do dia.
Uma ampla pesquisa revelou que as pessoas geralmente acordam se sentindo melhor pela manhã e sentem-se no pior estado por volta da meia-noite. Mas o dia da semana e a estação do ano também desempenham seu papel.
Os pesquisadores queriam explorar o fato de que a saúde mental e o bem-estar são dinâmicos por natureza. Para mensurar isso, eles checaram se a hora do dia estaria associada a variações na saúde mental (sintomas depressivos e/ou de ansiedade), felicidade (bem-estar hedônico), satisfação com a vida, sensação de que a vida vale a pena (bem-estar eudemônico) e solidão (bem-estar social). E essas associações foram verificadas de acordo com o dia, a estação e o ano.
Informações sobre outros fatores potencialmente influentes incluíram faixas etárias (18 a 29, 30 a 45, 46 a 59, 60+), gênero, etnia, nível educacional, situação de emprego, área residencial (rural, urbana) e condições de saúde física e mental diagnosticadas (sim, não).
Dia, dia da semana e estação do ano
A análise dos dados revelou um padrão claro na saúde mental e bem-estar autorrelatados ao longo do dia, com as pessoas geralmente acordando de manhã se sentindo melhor - com menos sintomas de depressão/ansiedade e solidão e mais felicidade, satisfação com a vida e avaliações valiosas. Ao longo do dia, há um gradiente decrescente em termos de qualidade, com as pessoas se sentindo pior por volta da meia-noite.
A felicidade, satisfação com a vida e satisfação com a vida foram mais altas nas segundas e sextas do que nos domingos, mas a felicidade também foi elevada nas terças. Por outro lado, não houve evidências de que a solidão difira entre os dias da semana. Também houve mais variação na saúde mental e no bem-estar durante os fins de semana do que durante a semana.
"Dado que há pouca evidência de que os processos fisiológicos diferem em diferentes dias da semana, as diferenças podem estar relacionadas a outros fatores que impulsionam mudanças [de saúde mental e bem-estar] ao longo do dia. Isso pode incluir fatores contextuais e sequência de atividades diárias, que provavelmente serão diferentes entre fins de semana e dias úteis," escreveram os pesquisadores.
Houve também evidências claras de uma influência sazonal no humor, com o inverno marcando níveis mais altos de sintomas depressivos e de ansiedade e solidão, e níveis mais baixos de felicidade, satisfação com a vida e sentimento de que a vida valia a pena. Isso pode ser devido ao fato de que a pesquisa foi feita no hemisfério norte, quando as pessoas ficam longos dias enclausuradas dentro de casa no inverno por causa da neve.
"Outros fatores que influenciam a variação sazonal na [saúde mental e bem-estar] podem incluir o clima (temperatura, chuva, umidade), bem como vários ciclos socioculturais, incluindo feriados culturais, normas e padrões de emprego," concluiu a equipe.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Felicidade | Qualidade de Vida | Sentimentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2025 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.