Monitorar a pressão no dia a dia
Um dispositivo portátil de monitoramento da pressão arterial, considerado "revolucionário" por seus criadores, consegue monitorar os pacientes continuamente.
O atual padrão ouro para medir a pressão arterial é o esfigmomanômetro com manguito. Mas o aparelho, com sua bolsa inflável colocada ao redor do braço, não consegue fornecer resultados contínuos, e também não pode ser usado enquanto os pacientes estão dormindo ou se estiverem ativos.
Com o novo aparelho, a pressão arterial pode ser medida em pacientes em qualquer situação: sentado, em pé, deitado ou se exercitando.
Um primeiro ensaio foi realizado com 43 participantes, com idades entre 40 e 65 anos, sem problemas cardiovasculares anteriores. Os participantes usaram o dispositivo de manguito e o protótipo, colocado no peito, para checar se haveria diferenças entre as leituras de pressão arterial em várias situações, de deitado em repouso até se exercitando em uma bicicleta ergométrica.
O novo aparelho de monitoramento contínuo gerou resultados com precisão de 93% em comparação com as medições discretas feitas com o aparelho tradicional.
Outro detalhe interessante é que a tecnologia permite fornecer acesso em tempo real aos dados, dando aos médicos uma visão geral de como a pressão arterial de seus pacientes muda ao longo do dia, e não apenas no momento da consulta.
"Os médicos ainda não conseguem medir continuamente a pressão sanguínea durante o sono, nem durante períodos de atividade, como caminhar ou correr. Isso significa que pessoas com pressão alta, baixa ou irregular não podem obter as informações críticas necessárias sobre o estado de sua saúde em tempo integral," disse Mehmet Yuce, da Universidade Monash (Austrália). "Um dispositivo vestível que possa proporcionar conforto e portabilidade enquanto as pessoas estão vivendo suas vidas diárias será um desenvolvimento significativo para o setor de saúde".
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Equipamentos Médicos | Sistema Circulatório | Prevenção | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.