Texto pesquisado:
mielina
A descoberta de um novo grupo sanguíneo, chamado MAL, resolve um mistério de 50 anos. Leia mais.
A proposta é que o entrelaçamento quântico pode ocorrer entre as bainhas de mielina e os biofótons produzidos naturalmente dentro do cérebro. Leia mais.
Um grande número de produtos químicos - presentes nos móveis até produtos para cabelo - podem estar ligados a doenças neurológicas. Leia mais.
É muito comum ouvir falar dos polifenóis como responsáveis pelos benefícios do azeite, mas há muito mais nesse superalimento. Leia mais.
Pesquisadores brasileiros demonstraram como canabinoides podem tratar doenças neurológicas e psiquiátricas. Leia mais.
Células cerebrais não conseguem manter a bainha de mielina rica em colesterol que protege e isola os neurônios na ausência de uma proteína. Leia mais.
Até muito recentemente, não se sabia muito sobre a interface entre a matéria branca e a cinzenta - a chamada matéria branca superficial. Leia mais.
Novos resultados apontam para o potencial terapêutico do ácido anacárdico para doenças que atacam a mielina dos nervos.Leia mais.
O dispositivo também consegue diferenciar a esclerose múltipla e outra doença assemelhada, a neuromielite. Leia mais.
Os neurônios são geneticamente modificados para criar seus próprios revestimentos, isolantes ou condutores, abrindo um mundo de possibilidades. Leia mais.
O feito tem largas implicações sobre a compreensão do processo de envelhecimento e como desenvolver tratamentos para doenças cerebrais relacionadas à idade.Leia mais.
Pacientes com diversos diagnósticos que não estão obtendo avanços com tratamentos tradicionais se interessam, cada vez mais, pelo uso medicinal da maconha. Leia mais.
O efeito regenerador da luz foi descoberto por acaso em um experimento com ratos que visava tratar tumores. Leia mais.
A aranha é pequena - de 0,6 mm a 2 cm - mas pode causar um estrago considerável, picando cerca de 7 mil pessoas no Brasil todos os anos. Leia mais.
Metade das demências, incluindo Alzheimer, começa com pericitos danificados, dizem pesquisadores. Leia mais.
Os oligodendrócitos, as células que isolam eletricamente células nervosas no cérebro, são mais heterogêneas do que se pensava. Leia mais.
Os gatilhos para uma série de doenças neurológicas podem ser localizados no trato digestivo. Leia mais.
Só há registros de mais quatro casos de miosite ligada à chikungunya em todo o mundo, sendo que dois dos pacientes morreram. Leia mais.
O aprendizado induz a plasticidade também na terceira idade, mas em um local diferente do cérebro. Leia mais.
Imagens revelam algumas das células pouco conhecidas que povoam nossos cérebros. Leia mais.
Conforme a fototerapia e a cromoterapia deixam o status de terapias alternativas, cresce o número de suas aplicações. Leia mais.
O princípio de cura utilizado na homeopatia é bem conhecido dos médicos tradicionais, que apenas o chamam de outro nome. Leia mais.
A taxa de crescimento das células produtoras de mielina dobra durante o sono. Leia mais.
Duas equipes chegaram a duas conclusões diferentes sobre o acúmulo de metais no cérebro e o surgimento do Alzheimer. Leia mais.
Os nervos artificiais poderão ser usados para compreender e, no futuro, tratar uma ampla variedade de doenças neurológicas. Leia mais.
"O olho é uma janela para o cérebro. Medindo quão saudável o olho está, nós podemos determinar quão saudável o resto do corpo está." Leia mais.
São questões que só agora os cientistas começam a resolver com precisão. E a resposta veio acompanhada de uma boa notícia. Leia mais.
Cientistas estão esperançosos de que uma dieta rica em colesterol possa beneficiar pessoas com um transtorno genético incurável que afeta os nervos. Leia mais.
O causador da doença de Chagas utiliza uma espécie de subterfúgio, aproveitando o mecanismo das células para invadi-las.Leia mais.
A pesquisa identificou uma forma de ajudar as células-tronco no cérebro a reparar a camada de mielina, necessária para proteger as fibras nervosas. Leia mais.
Apenas 11 horas de treinamento em meditação gera modificações estruturais na conectividade na região do cérebro relacionada com a busca de objetivos.Leia mais.
Cientistas estão combinando células-tronco e cola derivada do veneno da jararaca para reimplantar raízes nervosas após lesões.Leia mais.
A ausência de anticorpos no sistema nervoso central seria uma das razões por que nervos danificados nessas áreas não são reparados naturalmente.Leia mais.
O processo facilita a produção de soro contra picadas da aranha-marrom, responsáveis por mais de 5 mil acidentes no país em 2009.Leia mais.
Células-tronco no interior da coluna poderão levar a um novo tratamento não-cirúrgico para as lesões da coluna cervical.Leia mais.