Texto pesquisado:
Alzheimer
Estão se acumulando evidências de que o cérebro pode ser o ponto de manifestação da doença, mas não de sua origem.Leia mais.
Cientistas conseguiram pela primeira vez transformar uma célula-tronco embrionária humana em um tipo de neurônio associado à doença de Alzheimer.Leia mais.
Você acha que o cérebro é dividido em áreas especializadas? Ou acredita que a dopamina seja o neurotransmissor do bem-estar? Então é melhor se atualizar.Leia mais.
As células adultas da pele se transformaram diretamente em células cardíacas pulsantes, eliminando a etapa de produção das chamadas células-tronco induzidas. Leia mais.
Centistas querem transformar a molécula assassina em molécula salvadora das células afetadas por doenças degenerativas.Leia mais.
Quando o chá verde é digerido pelas enzimas do intestino, os compostos químicos resultantes são mais eficazes do que a forma não digerida do chá. Leia mais.
A teoria atual sobre placas e proteína beta-amiloide já esgotou as possibilidades de pesquisa, sem resultados.Leia mais.
Um grupo de pesquisadores conseguiu restaurar a memória e a capacidade de aprendizagem em um modelo animal da doença de Alzheimer. Leia mais.
Atualmente não há cura ou um exame único para detectar a doença, que afeta mais de vinte milhões de pessoas ao redor do mundo. Leia mais.
Os défices cognitivos após um nocaute duram significativamente mais do que os sintomas que podem ser percebidos pelo indivíduo. Leia mais.
A verdade é que um número maior de sinapses estáveis torna mais difícil eliminar as conexões redundantes ou ineficazes.Leia mais.
Uma técnica de terapia genética criada para melhorar problemas de memória associados ao Mal de Alzheimer foi testada com sucesso em ratos Leia mais.
Cientistas alemães descobriram que tecidos de fora do cérebro, contendo a proteína beta-amilóide, podem viajar pelo corpo e "infectar" o cérebro. Leia mais.
Este é o primeiro estudo de longo prazo a analisar as consequências do tabagismo intenso sobre a demência mais tarde na vida. Leia mais.
Caminhar pelo menos 10 quilômetros por semana pode preservar o tamanho do cérebro e, em decorrência, manter a qualidade da memória na velhice. Leia mais.
Uma vez no corpo, o DNA estimulou uma resposta imunológica, incluindo a criação de anticorpos para a proteína beta-amiloide. Leia mais.
O lítio mostrou um efeito protetor contra o Mal de Alzheimer em idosos com transtorno cognitivo leve, que têm maiores riscos de desenvolver a doença. Leia mais.
Não, você não leu errado: Ao contrário de tudo o que havia sido concluído antes, os radicais livres podem retardar o envelhecimento.Leia mais.
Os brasileiros poderão contar, já a partir de 2011, com a distribuição gratuita do medicamento genérico Rivastigmina, para combate ao mal de Alzheimer. Leia mais.
Cientistas descobriram que a inibição do gene NOX4 preserva funções cerebrais mesmo quando feita horas após a ocorrência do acidente vascular cerebral. Leia mais.
Estudo sugere que altas doses de vitaminas B podem reduzir pela metade o ritmo do encolhimento do cérebro em pessoas com alguns sinais de Alzheimer. Leia mais.
A União Europeia aprovou regras que restringem o uso de animais em testes de laboratórios e ampliam o controle sobre tais procedimentos.Leia mais.
O pesquisador elaborou ainda uma lista com os 10 mandamentos do estilo de vida Mediterrâneo, incluindo o que se deve e o que não se deve fazer. Leia mais.
Uma proteína produzida pelo corpo em casos de artrite reumatóide pode ajudar a combater o surgimento do Alzheimer. Leia mais.
Cientistas desenvolveram um neurochip capaz de monitorar a atividade de células cerebrais com uma resolução nunca alcançada antes. Leia mais.
Na história da medicina, grandes descobertas foram realizadas e milhões de mortes evitadas graças à utilização dos animais. Mas isso começa a mudar.Leia mais.
A vitamina D pode ajudar a prevenir a degeneração do tecido cerebral, com um papel importante na formação dos neurônios e no Alzheimer. Leia mais.
Pessoas que permanecem mais tempo no sistema educacional parecem ser mais capazes de compensar os eventuais efeitos da demência em seus cérebros.Leia mais.
O mesmo mecanismo molecular que aumenta a expectativa de vida através da restrição calórica também ajuda a melhorar a memória e incrementar a inteligência. Leia mais.
Portadores de demência - perda da capacidade cognitiva - com cabeças maiores que a média sofrem menos o efeito do mal do que pessoas com cabeças menores. Leia mais.
Quanto maior o número de crises de depressão, maiores os riscos de demência, embora o estudo não comprove uma relação de causa e efeito. Leia mais.
Por que somente algumas pessoas vivem mais de cem anos? Motivos econômicos e sociais à parte, o segredo pode estar no genoma. Leia mais.
A nova técnica promete diagnosticar e tratar disfunções cerebrais sem cirurgia, além de melhorar capacidades cognitivas.Leia mais.
Células gliais do cérebro foram convertidas em duas diferentes classes funcionais de neurônios, passo importante para tratamento de derrames.Leia mais.
Um britânico de apenas 23 anos, que sempre teve um estilo de vida saudável, foi diagnosticado com mal de Parkinson.Leia mais.
Há uma relação entre um gene ligado à obesidade e a redução no volume do cérebro, elevando os riscos do Mal de Alzheimer.Leia mais.
Dieta rica em oleaginosas, peixe e legumes diminui chances de que uma pessoa desenvolva o Mal de Alzheimer.Leia mais.
Pessoas com problemas de perda de memória esquecem as experiências, mas ainda assim retêm os sentimentos associados a essas experiências.Leia mais.
Um gene tanto pode proteger contra o desenvolvimento da doença de Alzheimer quanto promovê-lo, dependendo do nível desse gene no cérebro. Leia mais.
Anteriormente, acreditava-se que o replay era um processo simples de revisão das experiências recentes. Mas não é só isso.Leia mais.
Os diagnósticos objetivos foram possíveis graças a avanços no campo da magnetoencefalografia.Leia mais.
Os idosos, sobretudo quando internados, sentem uma enorme necessidade de receber demonstrações de afeto.Leia mais.
O aumento de magnésio no cérebro aumenta a capacidade de aprendizagem, a memória de trabalho e as memórias de curto e longo prazo. Leia mais.
Pessoas com Mal de Alzheimer podem ter menor risco de desenvolver câncer. E pacientes com câncer teriam chances menores de desenvolver Alzheimer. Leia mais.
A descoberta poderá, no futuro, ser usada para ajudar a reduzir os efeitos colaterais da radiação em pacientes de radioterapia.Leia mais.
O ácido graxo ômega 3 é capaz de minimizar a morte de neurônios durante as crises epilépticas, além de ajudar na regeneração do tecido cerebral. Leia mais.
Os cientistas espanhóis constataram na pesquisa que pessoas que seguem essa dieta têm 30% menos chances de desenvolver depressão. Leia mais.
O oleocantal, um composto do óleo de oliva extra virgem, altera a estrutura de proteínas neurotóxicas que causam o Mal de Alzheimer.Leia mais.
O CERE-110 contém um gene e é injetado por meio de uma cirurgia em uma parte do cérebro afetada pela doença de Alzheimer. Leia mais.
Um estudo britânico sugere que infecções e processos inflamatórios podem acelerar a perda de memória em pacientes que sofrem de Alzheimer. Leia mais.
Mais resultados >>