Efeito desidratante do café
"Todo o mundo acha que o café causa mau hálito," diz o médico e pesquisador Mel Rosenberg, "e isto frequentemente é verdade porque o café, que tem um efeito desidratante na boca, torna-se potente quando misturado com leite, podendo fermentar em substâncias com odores ruins."
Mas não é sempre assim. "Contrariamente às nossas expectativas, nós descobrimos alguns componentes no café que de fato inibem o mau hálito," diz Rosenberg.
Café contra o mau hálito
A equipe do Dr. Rosenberg descobriu uma substância, isolada de um extrato de café, que pode na verdade inibir o crescimento das bactérias que causam o mau hálito. Os testes em laboratório mostraram que a substância impede o crescimento das bactérias e a liberação de odores.
Os cientistas estavam estudando a influência de diversos tipos de café no surgimento e na intensidade da halitose, analisando seu comportamento em amostras de saliva. Mas, para sua surpresa, os extratos de café tiveram o efeito oposto, inibindo o crescimento das bactérias.
"A lição que aprendemos aqui foi a da humildade," diz Rosenberg. "Nós esperávamos que o café fosse causar mau hálito, mas há algo nessa bebida mágica que tem o efeito oposto."
Benefícios antibacterianos do café
Agora os pesquisadores querem isolar as moléculas inibidoras das bactérias a fim de tirar proveito de todos os benefícios antibacterianos do café. "Não iremos usar o extrato bruto, mas o material ativo contido nele," diz Rosenberg.
A descoberta poderá se tornar a base de uma classe inteiramente nova de enxaguantes bucais e balas e gomas contra o mau hálito. O princípio ativo antibacteriano do café poderá ser incluído em uma bala ou outro produto e impedir que as bactérias se formem, em fez de mascarar seus efeitos com um cheiro de menta, como fazem os produtos atuais.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Saúde Bucal | Alimentação e Nutrição | Plantas Medicinais | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.