Combate e prevenção ao câncer de intestino
Hoje (27) é Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Câncer de Intestino. A campanha Laços de Esperança, promovida pela Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino, quer chamar a atenção para esse tipo de câncer, que é o quarto mais frequente no país.
Estão sendo promovidos eventos em oito capitais, utilizando tendas com cartazes e folhetos. Especialistas na doença estarão à disposição para fornecer instruções à população.
O que é o Câncer do Intestino?
O câncer do intestino grosso, chamado também de tumor do cólon e do reto ou colorretal, é uma doença que pode ser evitada. Trata-se de um dos tumores mais freqüentes entre homens e mulheres no mundo ocidental.
É o quinto câncer mais diagnosticado no Brasil, e o segundo na região sudeste. Quando descoberto tardiamente pode ser fatal. Quase metade dos pacientes com este câncer ainda morre em menos de 5 anos apóstratamento. Por isso é tão importante a sua detecção precoce, quando a possibilidade de cura é grande. Quando detectado no começo, a sobrevida ultrapassa 90%
O que é detecção precoce?
É encontrar o câncer do intestino em uma fase bastante inicial, quando pode ser curado através de cirurgia. Em casos mais avançados ainda há possibilidade de cura porém, tornam-se necessárias operações maiores e associação de quimioterapia e/ou radioterapia.
Como evitar o aparecimento do câncer do intestino?
O câncer do intestino grosso (cólon e reto) é facilmente evitável. Quase sempre ele se inicia através de um pólipo que cresce na parede do intestino e que pode se transformar em câncer com o tempo. Quando um pólipo é retirado do intestino durante exame de colonoscopia, está se impedindo que ele se transforme em câncer. Portanto, o câncer do intestino pode ser prevenido removendo-se o pólipo antes que ele se transforme em câncer, sem necessidade de cirurgia. O câncer do Intestino Grosso é facilmente evitável
O que são pólipos?
Pólipos são lesões benignas que se desenvolvem na mucosa do intestino grosso de algumas pessoas. Geralmente, não causam sintomas, e só são descobertos quando é realizado exame de colonoscopia ou Rx do intestino (chamado de enema opaco). Através da colonoscopia, o pólipo pode ser retirado e examinado para saber se já se transformou em câncer.
Quem pode ter pólipos?
Qualquer pessoa pode ter pólipos ao longo da vida. Os jovens podem ter pólipos também e muitas vezes estes estão associados a doenças genéticas. Alguns hábitos podem facilitar o aparecimento de pólipo e de câncer: o fumo, o consumo de dieta rica em gorduras e pobre em fibras, ingesta freqüente de álcool e de alimentos com corantes artificiais.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Eventos | Prevenção | Câncer | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.