21/06/2024

Para envelhecer bem, diminua o tempo de TV ou durma um pouco mais

Redação do Diário da Saúde
Para envelhecer bem, diminua o tempo de TV ou durma um pouco mais
Pode assistir TV, mas fique de olho no relógio.
[Imagem: Gerado por IA/DALL-E]

Uma troca vantajosa

Quanto mais tempo você passa grudado frente da TV, menor é a probabilidade de você envelhecer de forma saudável.

A boa notícia é que trocar uma hora de TV por dia por uma caminhada, ou simplesmente ficar em pé, pode fazer a diferença.

A conclusão é de Hongying Shi e colegas de universidades da Áustria e dos EUA, que acompanharam 45.176 mulheres saudáveis por até 20 anos.

Mais tempo de televisão foi associado a uma menor probabilidade de boa saúde conforme a idade aumentava, com cada duas horas adicionais por dia de TV associadas a uma redução de 12% na probabilidade de que a pessoa gozasse de boa saúde, mesmo quando se tratava de mulheres que faziam exercícios de nível vigoroso.

No entanto, os pesquisadores descobriram que trocar apenas uma hora diária de TV por atividades leves aumenta as chances de uma boa saúde mais tarde, com cada aumento de duas horas por dia na atividade leve aumentando as chances de um envelhecimento saudável em 6%.

Além disso, para as mulheres que dormiam sete horas por dia ou menos, trocar o tempo de TV por mais sono também aumentou as chances de um envelhecimento saudável.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Sedentary Behaviors, Light-Intensity Physical Activity, and Healthy Aging
Autores: Hongying Shi, Frank B. Hu, Tianyi Huang, Eva S. Schernhammer, Walter C. Willett, Qi Sun, Molin Wang
Publicação: JAMA Network Open
DOI: 10.1001/jamanetworkopen.2024.16300
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Qualidade de Vida

Rejuvenescimento

Atividades Físicas

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.