23/08/2024

Pais que usam humor têm melhores relacionamentos com os filhos

Redação do Diário da Saúde
Pais que usam humor têm melhores relacionamentos com os filhos

Humor para criar os filhos

Rir pode de fato ser o melhor remédio, como diz o ditado, mas rir também pode ser uma ótima ferramenta para você educar seus filhos.

Lucy Emery e colegas da Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA) descobriram que o uso do humor por um pai/mãe ou cuidador/cuidadora afeta a qualidade do relacionamento com as crianças.

Entre as crianças cujos pais usavam humor, a maioria via o relacionamento com os pais e a maneira como eram criados de forma positiva. Além disso, a maioria dos envolvidos reconhecia o humor como uma ferramenta parental eficaz.

"O humor pode ensinar flexibilidade cognitiva às pessoas, aliviar o estresse, promover a resolução criativa de problemas e a resiliência," disse o professor Benjamin Levi. "Meu pai usava humor e era muito eficaz. Eu uso humor na minha prática clínica e com meus próprios filhos. A questão se tornou: Como alguém usa o humor de forma construtiva?"

Foi para tentar responder a esta pergunta que a equipe decidiu estudar formalmente o uso do humor na criação dos filhos.

Como os filhos veem os pais

A equipe trabalhou com 312 pessoas entre 18 e 45 anos. Mais da metade disse que foi criada por pais ou cuidadores que usavam humor e 71,8% concordaram que o humor pode ser uma ferramenta eficaz para os pais. A maioria disse que usa ou planeja usar humor com seus filhos e acredita que ele tem mais benefícios potenciais do que danos.

Também apareceu uma correlação entre o uso de humor pelos pais e a maneira como seus filhos, que agora são adultos, viam a maneira como foram criados e seu relacionamento com os pais. Daqueles que relataram que seus pais usavam humor, 50,5% disseram que tinham um bom relacionamento com os pais e 44,2% relataram que sentiam que seus pais faziam um bom trabalho como pais.

Por outro lado, daqueles que disseram que seus pais não usavam humor, apenas 2,9% relataram um bom relacionamento com os pais e 3,6% relataram que achavam que seus pais faziam um bom trabalho como pais. Os pesquisadores se disseram surpresos com essas diferenças tão gritantes entre os dois grupos.

Os pesquisadores agora estão expandindo este estudo preliminar e pesquisando um grupo maior e mais diversificado de pais, além de coletar pesquisas qualitativas baseadas na experiência dos pais com o uso do humor. "Minha esperança é que as pessoas possam aprender a usar o humor como uma ferramenta eficaz na criação dos filhos, não apenas para dissipar a tensão, mas também para desenvolver resiliência e flexibilidade cognitiva e emocional em si mesmas e servir de exemplo para seus filhos," disse Levi.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Humor in parenting: Does it have a role?
Autores: Lucy Emery, Anne Libera, Erik Lehman, Benjamin H. Levi
Publicação: PLoS ONE
DOI: 10.1371/journal.pone.0306311
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Relacionamentos entre Pais e Filhos

Cuidados com a Família

Educação

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.