Aprendendo a se movimentar
Se você já passou algum tempo com um bebê, provavelmente já deve ter notado que eles dificilmente ficam parados. Desde o nascimento - e mesmo no útero - os bebês começam a chutar, mexer e se mover aparentemente sem objetivo ou estímulo externo.
Os cientistas acreditam que esses movimentos espontâneos desempenhem um papel no desenvolvimento do sistema sensório-motor, ou seja, nossa capacidade de controlar nossos músculos, movimentos e coordenação.
Para confirmar essa hipótese, Hoshinori Kanazawa e colegas da Universidade de Tóquio (Japão) capturaram o movimento detalhado de recém-nascidos e bebês maiores e, em seguida, combinaram as imagens com um modelo musculoesquelético programado no computador, para analisar a comunicação entre os músculos e a sensação ao longo de todo o corpo.
O modelo computadorizado mostrou que o que parecia ser um comportamento exploratório aleatório dos bebês na verdade apresenta padrões de interação muscular que desenvolvem a capacitação para realizar movimentos sequenciais.
Ou seja, os movimentos espontâneos e "aleatórios" do bebê ajudam no desenvolvimento do seu sistema sensório-motor.
"Pesquisas anteriores sobre o desenvolvimento sensório-motor se concentraram nas propriedades cinemáticas, atividades musculares que causam movimento em uma articulação ou parte do corpo," explicou Kanazawa. "No entanto, nosso estudo se concentrou na atividade muscular e nos sinais de entrada sensorial para todo o corpo. Ao combinar um modelo musculoesquelético e um método neurocientífico, descobrimos que os movimentos espontâneos, que parecem não ter uma tarefa ou propósito explícito, contribuem para o desenvolvimento sensório-motor coordenado."
Não é só repetição
Uma melhor compreensão de como nosso sistema sensório-motor se desenvolve pode nos ajudar a obter informações sobre a origem do movimento humano, bem como auxiliar no diagnóstico precoce de distúrbios do desenvolvimento.
"Ficamos surpresos que, durante o movimento espontâneo, os movimentos dos bebês 'vaguearam' e eles buscaram várias interações sensório-motoras. Chamamos esse fenômeno de 'perambulação sensório-motora'. Tem sido comumente assumido que o desenvolvimento do sistema sensório-motor geralmente depende da ocorrência de interações sensório-motoras repetidas, o que significaria que, quanto mais você faz a mesma ação, mais provável é que você aprenda e se lembre dela.
"No entanto, nossos resultados implicam que os bebês desenvolvem seu próprio sistema sensório-motor baseando-se no comportamento exploratório ou na curiosidade, de modo que eles não estão apenas repetindo a mesma ação, mas uma variedade de ações. Além disso, nossas descobertas fornecem uma ligação conceitual entre os primeiros movimentos espontâneos e a atividade neuronal espontânea," disse Kanazawa.
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