Multi-infecções
Se um paciente contrai uma infecção enquanto está hospitalizado, cada dia de internação aumenta em 1% a probabilidade de que a infecção se torne multirresistente.
A multirresistência é um dos grandes problemas de saúde pública mundial, uma vez que as bactérias não respondem aos tratamentos com os antibióticos tradicionais.
Nos primeiros dias de internação, o percentual de infecções associadas a bactérias gram-negativas classificadas como multirresistentes é de cerca de 20%.
Esse número aumenta de forma bastante constante até quatro ou cinco dias de internação e, em seguida, salta drasticamente, chegando a mais de 35% em 10 dias.
Uma análise estatística que homogeneiza esses dados conclui que há um risco adicional de 1% de adquirir uma infecção por bactéria multirresistente a antibióticos a cada dia de internação.
"Nossas descobertas enfatizam um dos riscos de estar no hospital, a aquisição de uma infecção multirresistente," resume John Bosso, da Universidade da Carolina do Sul (EUA), um dos autores do estudo. "No mínimo, esta observação argumenta tanto contra a hospitalização desnecessária, quanto contra a internação desnecessariamente longa."
Mortes por infecções hospitalares
As infecções adquiridas nos hospitais representam um segmento grande e possivelmente evitável de mortes hospitalares, e estão aumentando nos últimos anos.
Um estudo europeu recente sugere que as infecções gram-negativas são responsáveis por dois terços das 25.000 mortes relacionadas às infecções hospitalares a cada ano.
Estimativas do Centro de Doenças Contagiosas dos EUA dão conta de que, a cada dia, 1 em cada 25 pacientes hospitalizados terá ao menos uma infecção associada aos cuidados de saúde, e mais de um terço dessas infecções são causadas por bactérias gram-negativas, muitas das quais são resistentes a uma ou mais classes de antibióticos.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Infecções | Atendimento Médico-Hospitalar | Bactérias | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.