Gratidão contra o tabagismo
Pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA) descobriram que evocar sentimentos de gratidão em pessoas que fumam ajuda a reduzir o seu desejo de fumar e aumenta a probabilidade de que a pessoa se inscreva em um programa para parar de fumar.
Esta descoberta pode servir de base para abordagens mais modernas e menos agressivas para campanhas de mensagens de saúde pública que visem reduzir os chamados comportamentos de risco "apetitivos", como fumar, beber e usar drogas - o tabagismo continua a ser a principal causa evitável de morte prematura.
"A sabedoria convencional na área era induzir emoções negativas em campanhas antitabagismo," explicou o pesquisador Ke Wang, "Nosso trabalho sugere que tais campanhas deveriam considerar a indução da gratidão, uma emoção positiva que desencadeia efeitos positivos em cascata".
Causalidade entre gratidão e menos cigarros
Através de uma série de experimentos multimétodos, os pesquisadores encontraram evidências consistentes de que a indução de sentimentos de gratidão está associada a taxas mais baixas de comportamento de fumar. Inquéritos representativos em nível nacional nos EUA e em uma amostra global mostraram que níveis mais elevados de gratidão se correlacionam com uma menor probabilidade de fumar, mesmo depois de contabilizados outros fatores conhecidos de tabagismo.
Estudos experimentais posteriores demonstraram ainda mais a causalidade entre mais gratidão e menos cigarros: Induzir sentimentos de gratidão em adultos que fumam reduziu significativamente o desejo autorrelatado de fumar, enquanto induzir compaixão ou tristeza não teve estes efeitos benéficos. Criticamente, induzir a gratidão também aumentou a inscrição dos participantes em um programa online de cessação do tabagismo, mostrando efeitos nos comportamentos reais de parar de fumar.
Ao contrário de outras emoções positivas (felicidade, compaixão e esperança, por exemplo), a gratidão tem a qualidade única de tornar as pessoas menos inclinadas à gratificação imediata, e mais focadas em relacionamentos de longo prazo e na saúde. A equipe defende que este efeito único está relacionado com a influência da emoção nos comportamentos de fumar e no desejo de deixar de fumar, e que a concepção de campanhas de mensagens de saúde pública para induzir a gratidão de forma mais eficaz pode ajudar a exercer um impacto maior na redução das taxas de tabagismo e outros comportamentos de risco para a saúde.
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