12/06/2023

Como chamar a atenção? Mova-se rápido

Redação do Diário da Saúde
Como chamar a atenção? Mova-se rápido
Ser chamativo não basta; tem que se mover em uma velocidade suficiente.
[Imagem: Simons & Chabris/Divulgação]

Experimento do Gorila Invisível

Um dos experimentos mais conhecidos e mais curiosos sobre a atenção humana é o chamado "Experimento do Gorila Invisível".

O experimento consiste em mostrar um vídeo de pessoas passando bolas de basquete uns para os outros e pedir ao participante que conte quantas vezes a bola é passada de mão em mão. Os participantes ficam tão concentrados que quase nenhum deles percebe o aparecimento inesperado de uma pessoa fantasiada de gorila, que passa calmamente entre os jogadores.

Um grupo de psicólogos da Universidade de Nova York (EUA) queria explorar mais esse assunto porque ele envolve inúmeras áreas, da concentração à visão.

E eles descobriram uma novidade que influencia todos esses campos: Nós de fato somos ruins em perceber objetos inesperados, mas apenas se esses objetos estiverem se movendo lentamente; faça o gorila correr pela cena e todos o verão.

"Durante décadas, pensou-se que, quando estamos focados em algo relevante, como dirigir ou jogar, não conseguimos identificar algo que entra inesperadamente em nosso campo de visão, mesmo que seja claramente visível e em movimento," contou o professor Pascal Wallisch. "Nosso estudo questiona a generalidade dessa visão porque mostra que as pessoas, enquanto se concentram em uma tarefa, são bastante capazes de perceber objetos inesperados que se movem rapidamente. No entanto, nossa pesquisa confirma que, de fato, somos menos hábeis em perceber esses mesmos objetos quando eles estão se movendo lentamente."

Papel da velocidade

O tema da pesquisa é conhecido pelos especialistas como "cegueira não-intencional", que é a incapacidade de notar objetos inesperados se a atenção está focada em uma tarefa.

Esta nova pesquisa mostra que a velocidade é um elemento essencial para captar nossa atenção, mais do que o destaque físico do objeto, mesmo que seja alguém fantasiado de gorila fazendo macaquices.

Checagem com artigo científico:

Artigo: The Visible Gorilla: Unexpected fast - but not physically salient - objects are noticeable
Autores: Pascal Wallisch, Wayne E. Mackey, Michael W. Karlovich, David J. Heeger
Publicação: Proceedings of the National Academy of Sciences
DOI: 10.1073/pnas.2214930120
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Concentração

Memória

Olhos e Visão

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.