Robôs suspeitos
As contas de mídias sociais gerenciadas por robôs da internet parecem estar controlando a maior parte da discussão online sobre os cigarros eletrônicos - a maioria das mensagens automatizadas é positiva em relação aos cigarros eletrônicos.
Mais de 70% das mensagens analisadas no Twitter sobre o assunto foram divulgados por programas robotizados, também conhecidos como bots, cujo uso para influenciar a opinião pública e vender produtos passando-se por pessoas reais está sendo sujeito a um escrutínio por autoridades de vários países.
"Os robôs são um dos maiores desafios e um dos maiores problemas nas análises de mídia social," disse Ming-Hsiang Tsou, da Universidade Estadual de San Diego (EUA). "Como a maioria deles é 'orientada para o comércio' ou 'voltada para a política', eles distorcem os resultados da análise e fornecem conclusões erradas para a análise."
A descoberta da aparente promoção dos cigarros eletrônicos pelos bots foi inesperada. A equipe originalmente começou a usar os dados do Twitter para estudar o uso e as percepções dos cigarros eletrônicos nos Estados Unidos e para entender as características dos usuários que discutem essa nova onda do tabagismo.
Mas o que os dados revelaram é que havia poucos usuários reais discutindo o tema.
Contas para enganar
As descobertas vêm em meio a anúncios recentes do Twitter de que a plataforma estaria removendo milhões de contas suspeitas e falsas e também introduzindo novos mecanismos para identificar e combater spam e abuso, entre outras medidas.
"Não estamos falando de contas feitas para representar organizações, negócios ou causas. Essas contas são feitas para parecerem pessoas comuns," destacou a pesquisadora Lourdes Martinez.
A enorme presença dos robôs na questão dos cigarros eletrônicos levanta questões sobre se outros tópicos de saúde não estariam igualmente sendo conduzidos por essas contas automatizadas.
"Nós não conhecemos a fonte, ou se elas estão sendo pagas por interesses comerciais," disse Martinez. "Essas contas de robôs estão fugindo das regulamentações? Eu não sei a resposta para isso. Mas isso é algo que os consumidores merecem saber, e há algumas regras muito claras sobre o marketing do tabaco e as maneiras pelas quais ele é regulamentado."
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