Texto pesquisado:
Leishmania
Antes restrita às regiões mais pobres da caatinga, a doença agora se espalhou e já ocorre em todo o Brasil. Leia mais.
A descoberta, feita por pesquisadores brasileiros, abre caminho para novas formas de tratar a doença. Leia mais.
As doenças negligenciadas afetam principalmente as populações mais pobres, não atraindo os investimentos da indústria farmacêutica privada. Leia mais.
Com alta toxicidade, os medicamentos atuais podem provocar de náuseas até alterações cardíacas, pancreáticas e renais. Leia mais.
Uma pesquisadora brasileira desenvolveu um medicamento tópico, menos invasivo e mais eficiente contra a doença. Leia mais.
A expectativa agora é que os resultados obtidos possibilitem criar parcerias para o desenvolvimento de aplicações biotecnológicas dos produtos. Leia mais.
A técnica permite identificar o parasita mesmo se ele estiver infectando uma única célula. Leia mais.
O composto natural apresentou resultados animadores contra as duas doenças, consideradas negligenciadas. Leia mais.
Além da forte ação antiparasitária, o composto extraído da planta poderá ser usado contra a asma. Leia mais.
A leishmaniose tegumentar é transmitida para os humanos pela picada de fêmeas de insetos flebotomíneos. Leia mais.
"Renda, condições de educação, de saneamento e água influenciam nessas doenças, por isso são consideradas doenças relacionadas à pobreza."Leia mais.
Pesquisadores brasileiros desvendaram um mecanismo essencial da doença, trazendo novas esperanças de tratamentos mais eficazes. Leia mais.
Os pesquisadores acreditam que o método possa ser usado no combate a doenças infecciosas e a tumores. Leia mais.
O dinamismo do mercado farmacêutico e o ritmo da pesquisa estão longe de ser os mesmos para todas as classes de medicamentos. Leia mais.
A doença continua sendo tratada com os antimoniais pentavalentes, que são caros, tóxicos e ineficazes. Leia mais.
Além de combater o protozoário causador da leishmaniose, o extrato de semente de pitanga possui propriedades antioxidante e antimicrobiana. Leia mais.
Testes realizados por pesquisadores do Instituto Adolfo Lutz demonstraram a mesma eficácia do medicamento humano, mas com uma dose 150 vezes menor. Leia mais.
"Podemos afirmar que a prática médica ajudou a criar uma supermicróbio, armando melhor a bactéria contra seu hospedeiro," dizem os cientistas.Leia mais.
Pesquisadores brasileiros desvendam mecanismo pelo qual uma citocina controla a replicação de bactérias do complexo Mycobacterium avium.Leia mais.
Extrato purificado do cogumelo do sol pode tornar-se um recurso diferenciado no tratamento das leishmanioses.Leia mais.
Pesquisadores conseguiram usar uma droga contra parasitose intestinal para o tratamento eficaz contra a leishmaniose visceral.Leia mais.
Cientistas da Unicamp descobriram uma grande variedade de propriedades farmacológicas entre produtos consumidos por indígenas.Leia mais.
Medicamento utilizado em pacientes de isquemia cerebral é quatro vezes mais eficiente que o fármaco padrão usado atualmente para tratar leishmaniose.Leia mais.
A leishmaniose visceral, que atinge o fígado, o baço e a medula óssea, e pode levar à morte, é uma doença negligenciada.Leia mais.
Cientistas brasileiros isolaram dois esteróides das toxinas da pele do sapo-cururu que matam o parasita da leishmaniose e doença de Chagas.Leia mais.
O Tamoxifeno, usado no tratamento do câncer de mama, pode ser eficaz para tratar a infecção por leishmaniose.Leia mais.
Alteração do teor de oxigênio nas células pode modular lesões causadas por leishmaniose.Leia mais.