Texto pesquisado:
engenharia de tecidos
A máscara possui componentes elétricos, mecânicos e biológicos que ativam os tecidos superficiais, otimizando a cicatrização. Leia mais.
Cientistas anunciaram o nascimento dos primeiros macacos "quiméricos", frutos do cruzamento de genomas de animais diferentes. Leia mais.
A equipe franco-brasileira desenvolveu uma bactéria sintética com potencial para ser usada como probiótico. Leia mais.
Enorme ganho muscular foi obtido pela redução da função de um inibidor natural, responsável pela força e pela resistência dos músculos.Leia mais.
A descoberta abre caminho para a criação de técnicas de detecção rápida de infecções e avaliação contínua do tratamento de ferimentos. Leia mais.
Cientistas estão usando uma impressora jato de tinta e uma "tinta especial" - uma solução contendo células vivas - para criar tecidos biológicos artificiais. Leia mais.
Pesquisadores desenvolveram uma nanoestrutura que promove o crescimento de novos vasos sanguíneos, abrindo caminho para terapias que tratem a isquemia. Leia mais.
Método revelaa estruturas que não podem ser vistas usando a mamografia convencional, evitando falsos positivos e detectando tumores menores.Leia mais.
O paciente recebeu uma traqueia nova, construída com um material sintético sobre o qual foram aplicadas suas próprias células-tronco. Leia mais.
A invenção representa um avanço na engenharia de tecidos porque o novo material imita melhor as propriedades do tecido humano natural. Leia mais.
O novo enxerto de tecido usa nanotecnologia para induzir o crescimento vascular, reduzindo a necessidade de cirurgias.Leia mais.
A técnica usa uma plataforma de engenharia de tecidos que permite que o tecido do coração repare a si próprio depois de um ataque cardíaco. Leia mais.
A Medicina e a tecnologia estão convergindo no cuidado aos pacientes em um ritmo mais rápido do que a maioria das pessoas imagina. Leia mais.
Uma boca pode revelar muitos segredos. Entre eles, a fonte de células-tronco epiteliais que residem na mucosa, um tecido de fácil acesso. Leia mais.
Laboratório da USP une psicologia e física para explicar sensações e estudar os mecanismos neurais por trás do fenômeno psicológico. Leia mais.
A solução para o preenchimento de defeito ósseo, especialmente na região da face, pode estar em um hidrogel à base de biomateriais desenvolvido na Unicamp. Leia mais.
As nanopartículas podem ser orientadas para os tecidos cancerosos utilizando um campo magnético e localizadas por intermédio de ressonância magnética. Leia mais.
A técnica combina células e uma espécie de plástico para evitar a morte das células próximas ao infarto.Leia mais.
Além de filtros nanoscópicos para retirar as toxinas do sangue, o rim artificial implantável oferece outras funções metabólicas de um rim humano.Leia mais.
A descoberta gerou a criação de um novo subgrupo para a enfermidade - o da epilepsia mesial temporal familiar. Leia mais.
O novo Centro Internacional de Pesquisa dará novo fôlego para os estudos sobre câncer no Brasil.Leia mais.
As novas próteses e órteses exibem excelente conformidade anatômica por terem sido projetadas especificamente para o paciente.Leia mais.
Usando células-tronco embrionárias humanas, cientistas criaram o estágio inicial de uma retina.Leia mais.
Os cientistas usaram proteínas sintéticas para produzir um biomaterial que imita a propriedade da elasticidade dos músculos naturais. Leia mais.
Os cientistas estão pesquisando formas de incorporar fibras vegetais para produzir tecidos à prova de insetos.Leia mais.
Com maior firmeza e elasticidade, a nova pele artificial possui uma funcionalidade semelhante à da pele humana normal.Leia mais.
O primeiro centro de nanotecnologia e engenharia tecidual do Brasil aplicado especificamente à saúde já está em funcionamento.Leia mais.
O grupo utilizou um polímero revestido de fosfato de cálcio para fazer o implante e associou células-tronco a esse biomaterial.Leia mais.
"Nossa esperança é de que pacientes com anomalias congênitas e alguns casos de disfunção erétil se beneficiem desta tecnologia no futuro." Leia mais.
O novo tecido artificial imita as células cardíacas na habilidade de se contrair e na condução de impulsos elétricos.Leia mais.
Além de não poluir, os corantes naturais podem trazer benefícios à saúde por apresentar pigmentos antioxidantes e anti-inflamatórios. Leia mais.
Nanotecnologia para uso em próteses metálicas poderá ser utilizada para aprimorar as atuais próteses de titânio.Leia mais.
Sucesso na formação de estruturas tridimensionais a partir de células-tronco exige manter tecido em crescimento com suprimento adequado de nutrientes.Leia mais.
A pele artificial é adequada para o transplante direto em pacientes e para a execução de testes de novos medicamentos em laboratório.Leia mais.
Engenharia de tecidos: Técnica permitiu primeiro transplante de traquéia e primeiro transplante de tecidos sem imunossupressores para evitar rejeição.Leia mais.