Texto pesquisado:
humanos e camundongos
O parasita da malária se acumula no cérebro e em outros tecidos profundos. Descoberta abre caminho para o enfrentamento da doença.Leia mais.
Experimentos com animais não levam em conta aspectos caracteristicamente humanos das doenças, como os componentes cognitivos e emocionais envolvidos. Leia mais.
Cientistas defendem regras mais estritas para pesquisas que criam animais híbridos ou animais quiméricos, misturas de duas ou mais espécies.Leia mais.
Defensores dos direitos dos animais afirmam que a falta de vontade política e interesses privados dos cientistas mantêm o uso de animais de laboratório. Leia mais.
O material particulado presente no ar da cidade de São Paulo provoca alterações nas células nervosas ainda em fase de desenvolvimento embrionário. Leia mais.
Eles demonstraram a viabilidade de um tratamento em seres humanos do diabetes tipo 2, que afeta mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo.Leia mais.
Os indivíduos cujos pesos ficaram oscilando entre saudável e não-saudável viveram quase 35 por cento mais do que os obesos.Leia mais.
Algumas pessoas têm uma proteção natural contra vermes parasitas bastante nocivos, ao passo que outras não têm defesa e acabam infectadas.Leia mais.
Duas pesquisas desenvolvidas no Brasil estão usando as plantas geneticamente modificadas para produzir medicamentos para os quatro tipos de dengue.Leia mais.
Extrato purificado do cogumelo do sol pode tornar-se um recurso diferenciado no tratamento das leishmanioses.Leia mais.
A descoberta poderá melhorar a qualidade de implantes para surdez e permitir a criação de dispositivos para restaurar a visão e manter o equilíbrio.Leia mais.
A droga ativa um gene no cérebro que pode proteger os neurônios de dopamina, que são afetados pela doença de Parkinson. Leia mais.
Havia uma crença de que os humanos teriam uma vida mais longa depois da fase reprodutiva devido ao acesso à medicina e à maior segurança.Leia mais.
Estão se acumulando evidências de que o cérebro pode ser o ponto de manifestação da doença, mas não de sua origem.Leia mais.
Cientistas conseguiram pela primeira vez transformar uma célula-tronco embrionária humana em um tipo de neurônio associado à doença de Alzheimer.Leia mais.
A vacina experimental, totalmente desenhada, projetada e desenvolvida por uma equipe brasileira, está se aproximando da fase de testes em humanos. Leia mais.
O coração dos animais se recompôs completamente após 21 dias. Dois meses depois, o órgão parecia estar funcionando normalmente. Leia mais.
O grande sonho dos cientistas que trabalham com vacinas é induzir uma resposta imunológica por toda a vida do paciente.Leia mais.
A FDA autorizou o uso de nanopartículas inorgânicas para serem usadas como um medicamento em seres humanos.Leia mais.
A doença pode se originar no sistema nervoso autônomo, e não exclusivamente no cérebro.Leia mais.
A composição química das lágrimas emocionais é diferente da composição das lágrimas comuns, usadas pelo organismo para proteger os olhos da sujeira. Leia mais.
A vacina pode ser a primeira ferramenta à disposição dos dependentes de cocaína, interrompendo o uso da droga e ajudando a reverter o vício.Leia mais.
Vacinas de DNA são feitas com partes geneticamente modificadas do DNA do vírus, que são injetadas para reforçar o sistema imunológico.Leia mais.
É um passo importante para desvendar um fenômeno que vem alarmando os médicos: a antecipação da puberdade feminina.Leia mais.
Um grupo de pesquisadores conseguiu restaurar a memória e a capacidade de aprendizagem em um modelo animal da doença de Alzheimer. Leia mais.
Homens com diabetes tipo 1 podem ser capazes de desenvolver suas próprias células produtoras de insulina a partir de seu tecido testicular. Leia mais.
A Síndrome de Marfan inclui alongamento das mãos e pernas, desvio da coluna, deformidade torácica e problemas cardíacos e oculares.Leia mais.
Cientistas brasileiros descobriram que dois compostos extraídos da sucupira - uma planta do cerrado - têm efeitos analgésicos e anticâncer, ou antitumoral. Leia mais.
O efeito se deve ao uso das células-tronco mesenquimais, que são responsáveis por gerar ossos, cartilagens, músculos e derme.Leia mais.
Eles identificaram células que restringem o uso de vacinas e outras terapias que dependem do sistema imunológico do corpo para contra-atacar o câncer. Leia mais.
Cientistas descobriram que o pulmão também possui receptores gustativos, sensíveis a sabores amargos.Leia mais.
Isolado da própolis, o CAPE é um composto que possui várias atividades biológicas, incluindo efeitos anti-inflamatório e antimicrobiano.Leia mais.
Começaram nos Estados Unidos os primeiros testes oficiais do mundo feitos com células-tronco embrionárias humanas, com aval de reguladores estatais. Leia mais.
Além de viver mais, os camundongos que tomaram os aminoácidos mostraram melhora na forma física e na coordenação.Leia mais.
A técnica poderá ajudar na restauração do movimento de membros paralisados por lesões no cérebro ou na medula espinhal.Leia mais.
Ao analisar amostras de células sanguíneas de diferentes tipos de diabetes, pesquisadores demonstraram que o transcriptoma de cada uma delas é diferente.Leia mais.
Além de potencializar a ação do quimioterápico, aumentando a eficácia do medicamento anticâncer, o citrato de sildenafil diminui os graves efeitos colaterais. Leia mais.
A mãe seria capaz de modificar o desenvolvimento do feto de maneira a prepará-lo para sobreviver em meio à escassez.Leia mais.
Os ácidos graxos insaturados interrompem ou revertem o processo inflamatório em região do cérebro responsável por controlar fome e gasto energético.Leia mais.
Cientistas conseguiram promover regeneração de conexões nervosas que controlam movimentos voluntários danifacadas por lesão da medula espinhal.Leia mais.
A conexina 43, proteína cujas funções ainda não são totalmente conhecidas, é importante no desenvolvimento ósseo do feto.Leia mais.
Pesquisa desvendou mecanismo de ação do veneno de jararaca responsável pela hemorragia após picada.Leia mais.
Vacina brasileira contra a bactéria precursora da febre reumática, doença autoimune que provoca problemas cardíacos.Leia mais.
Pesquisadores norte-americanos estão desenvolvendo uma vacina em forma de adesivo que poderia substituir as dolorosas seringas de injeções. Leia mais.
Você pode chamar isto de comparar maçãs com laranjas, mas alinhar genomas de espécies diferentes de animais, e de humanos, é uma prática comum.Leia mais.
A ausência de anticorpos no sistema nervoso central seria uma das razões por que nervos danificados nessas áreas não são reparados naturalmente.Leia mais.
Os anticorpos artificiais, feitos de plástico, poderão ser usados para contra-atacar doenças humanas, incluindo infecções virais, bacterianas e alergias. Leia mais.
Os antioxidantes do vinho tinto e do chá verde interrompem uma via necessária para o crescimento do câncer de próstata e de outros cânceres.Leia mais.
A descoberta pode significar a solução para as mortes provocadas por infecções generalizadas, denominadas sepse. Leia mais.
No órgão presente nas narinas há neurônios específicos para detectar as moléculas que induzem ao medo.Leia mais.
Mais resultados >>