Texto pesquisado:
biologia
Objetivo é discutir os mais recentes avanços e os principais desafios da pesquisa científica sobre a dor e a analgesia.Leia mais.
Uma região na parte frontal do cérebro "acende" quando desfrutamos a beleza de uma obra de arte ou de uma música agradável. Leia mais.
"Não há uma maneira natural de comer para a qual precisamos retornar. A cultura influencia tudo o que fazemos." Leia mais.
O objetivo é desenvolver um analgésico que seja efetivo como a morfina, mas que não provoque sedação nem efeitos colaterais. Leia mais.
Duas regiões no cérebro, que atuam na regulação tanto da emoção como do estresse, são particularmente afetadas pela vida urbana. Leia mais.
A descoberta foi possível devido ao "insight" de perceber a lógica bioquímica por trás de ambas as doenças, que têm em comum a obesidade.Leia mais.
O estudo é um ponto de partida para a cura de doenças inflamatórias do trato gastrointestinal, como a colite ulcerativa e a doença de Crohn. Leia mais.
"É como se a nossa leitura atual do genoma fosse um poema do qual desconhecemos a métrica e os sinais de pontuação". Leia mais.
A Medicina e a tecnologia estão convergindo no cuidado aos pacientes em um ritmo mais rápido do que a maioria das pessoas imagina. Leia mais.
A possível causa desse índice é a alteração no desenvolvimento ou na composição da microbiota intestinal.Leia mais.
A ciência finalmente aceitou aquilo que todas as vovós já sabiam: as crianças realmente acordam maiores. Leia mais.
O estudo pode ter grandes implicações sobre efeitos negativos que a questão de gênero exerce sobre os homens.Leia mais.
Defesas e críticas em relação à Teoria da Mutação Somática e a ainda debatida Teoria de Campo da Organização dos Tecidos.Leia mais.
Cientistas descobriram que, de forma parecida com os grupos sanguíneos, os humanos têm três tipos diferentes de intestino. Leia mais.
Será que a ciência, com suas demonstrações utilitaristas e materialistas, pode nos dizer o que é a felicidade e como obtê-la? Leia mais.
O centro fará pesquisas na área de oncologia molecular, inovações terapêuticas e medicina regenerativa aplicada à oncologia. Leia mais.
Duas pesquisas desenvolvidas no Brasil estão usando as plantas geneticamente modificadas para produzir medicamentos para os quatro tipos de dengue.Leia mais.
A maior parte das vacinas testadas utiliza modelos com base em anticorpos, mas a linha mais promissora são vacinas com base nas células T.Leia mais.
Essas estruturas nanotecnológicas possuem suportes onde as células podem aderir e se interligar umas com as outras.Leia mais.
Cientistas japoneses conseguiram fazer com que células-tronco cultivadas em laboratório se organizassem sozinhas em uma estrutura complexa semelhante ao olho. Leia mais.
A nanotecnologia poderá ser usada pela indústria farmacêutica para testar novas drogas para uma grande variedade doenças.Leia mais.
O material funciona como biossensor ou como uma espécie de "mochila" para as células transportarem fármacos.Leia mais.
Laboratório da USP une psicologia e física para explicar sensações e estudar os mecanismos neurais por trás do fenômeno psicológico. Leia mais.
O objetivo é disponibilizar na internet informação qualificada e atual sobre o tema da dengue, doença que mobiliza o país ano após ano. Leia mais.
O horário de verão afeta as pessoas de forma diferenciada, com os principais transtornos nos dias em que há a mudança no horário.Leia mais.
A descoberta poderá ter implicações para o estudo de distúrbios de ansiedade, depressão e anorexia. Leia mais.
As células adultas da pele se transformaram diretamente em células cardíacas pulsantes, eliminando a etapa de produção das chamadas células-tronco induzidas. Leia mais.
O novo imunizante contra a doença é mais seguro e eficaz, com baixo índice de reações ou eventos adversos nos pacientes. Leia mais.
Somente o tabagismo explica até 60% da diferença na expectativa de vida entre homens e mulheres. O álcool responde por outros 20%. Leia mais.
A maioria das pessoas que contraem o vírus da hepatite A permanece ilesa e nem chega a apresentar sintomas. Outras simplesmente morrem.Leia mais.
A teoria atual sobre placas e proteína beta-amiloide já esgotou as possibilidades de pesquisa, sem resultados.Leia mais.
A terapia com plasma, sem contato e indolor, matou as bactérias multirresistentes em laboratório e em situações reais de infecções.Leia mais.
Uma das formas mais simples de tentar descobrir se um determinado gene controla outro é calculando a correlação entre eles. Só que demora.Leia mais.
A Síndrome de Marfan inclui alongamento das mãos e pernas, desvio da coluna, deformidade torácica e problemas cardíacos e oculares.Leia mais.
A pesquisa mostrou resultados intrigantes quando foi estudada a relação do sono com fumo, álcool, baladas, assistir televisão e praticar atividades físicas. Leia mais.
Bactérias geneticamente modificadas podem produzir antibióticos, biocombustíveis ou até hidrogênio.Leia mais.
O acará disco produz um muco que, segundo os pesquisadores, é rico em nutrientes e tem função similar ao leite materno nos mamíferos. Leia mais.
Disfunção erétil, obesidade, diabetes, estresse e maior suscetibilidade para contrair doenças são alguns dos problemas dos distúrbios de sono.Leia mais.
Muitos especialistas relativizam a possibilidade das superbactérias se tornarem uma calamidade global, mas advertem para sua rápida proliferação. Leia mais.
Uma mudança fundamental no entendimento de como o corpo combate infecções virais pode auxiliar a combater as doenças causadas pelos vírus.Leia mais.
A partir do sexto mês de vida, crianças nutridas somente com leite materno precisam também passar a se alimentar com alimentos sólidos preparados em casa. Leia mais.
O nosso corpo apresenta diversos ritmos biológicos, desde a secreção de um hormônio até um comportamento, como o sono e a vigília.Leia mais.
As periodontites crônicas graves podem alterar o perfil lipídico dos seus portadores e levar a eventos coronários agudos.Leia mais.
Existe o consenso de que as crianças devem tomar leite, desde que não apresentem hipersensibilidade. E os adultos?Leia mais.
Pesquisadores brasileiros desenvolveram uma técnica para o transplante da membrana amniótica, retirada da placenta, para a reparação da superfície ocular. Leia mais.
O jogo permite que os estudantes entendam, de forma lúdica, como os cientistas construíram alguns conceitos fundamentais relacionados às células. Leia mais.
As esponjas não têm defesas físicas, por isso elas têm necessidade de defesas químicas.Leia mais.
Disfunção erétil, obesidade, diabetes, estresse e maior suscetibilidade para contrair doenças são algumas das consequências dos problemas de sono.Leia mais.
Bactérias idênticas cultivadas em um mesmo ambiente adotam diferentes estratégias de adaptação.Leia mais.
É um alvo para o desenvolvimento de novos medicamentos e vacinas que tenham esse tipo de microrganismo como agente causador.Leia mais.
Mais resultados >>