Texto pesquisado:
Alzheimer
Certos traços de personalidade estão associados com estruturas cerebrais mais resistentes contra a neurodegeneração e o Alzheimer. Leia mais.
As dimensões dos axônios são cruciais para o funcionamento do cérebro, bem como em determinadas perturbações neurológicas. Leia mais.
Mas não fique pulando de galho em galho, porque a variedade e a consistência caminham juntas. Leia mais.
Uma microdosagem mostrou resultados benéficos na diminuição da patologia e na melhoria da cognição, inclusive em estágios mais avançados. Leia mais.
Os glóbulos vermelhos modificados foram projetados para circular no corpo por várias semanas, buscando alvos específicos. Leia mais.
Um estudo que provocou uma onda de excitação e levou ao início de vários experimentos pode estar simplesmente errado. Leia mais.
"Nossa esperança é que possamos realizar unidades de processamento biológico e computadores biológicos, semelhantes ao cérebro." Leia mais.
A descoberta é intrigante porque, embora envolva posturas físicas definidas, a ioga não é de natureza aeróbica. Leia mais.
Evidências diretas de engramas só começaram a ser coletadas muito recentemente, à medida que tecnologias e métodos mais sofisticados se tornaram disponíveis. Leia mais.
A produção de tecidos neurais que simulem o cérebro humano permitirá o estudo mais preciso de doenças neurodegenerativas, como Parkinson e Alzheimer. Leia mais.
Já o plantio da Cannabis, mesmo para consumo próprio de pacientes, continua vetado. Leia mais.
As descobertas abrem caminho para novas formas de lidar com doenças autoimunes, inflamatórias e neurológicas. Leia mais.
O mapa do corpo humano não está completo. Vários órgãos e células novas foram descobertos nos últimos anos: Quanto ainda falta descobrir?Leia mais.
"Talvez a melhor indicação de que o tratamento tenham efeito [..] seja que nenhum dos pacientes queria devolver o dispositivo para a Universidade."Leia mais.
Aumentaram as expectativas de um diagnóstico de Alzheimer por um exame dos olhos. Leia mais.
Além de prevenir, a ingestão de fibras ameniza os efeitos do vírus caso ele consiga iniciar a infecção. Leia mais.
Incluindo condições neurológicas como esclerose lateral amiotrófica, doenças de Alzheimer e Huntington, lesão cerebral traumática e derrame.Leia mais.
O efeito benéfico do lítio observado em pacientes com Alzheimer começou a ser desvendado por pesquisadores do Brasil e dos EUA. Leia mais.
"Tirar proveito das diferenças individuais nessas distintas populações de astrócitos vaipermitir direcionar o desenvolvimento do cérebro.Leia mais.
Um pequeno implante cerebral controlado por um telefone celular pode controlar os circuitos neurais do cérebro humano. Leia mais.
A arquitetura das redes de tau é diferente nos homens e nas mulheres, com as mulheres tendo um número maior de "regiões de ligação". Leia mais.
Pacientes com diversos diagnósticos que não estão obtendo avanços com tratamentos tradicionais se interessam, cada vez mais, pelo uso medicinal da maconha. Leia mais.
Os pacientes que começam com maior reserva cognitiva podem ter mais recursos para perder antes que os sintomas do Alzheimer interfiram em suas vidas diárias. Leia mais.
Como a patente expirará em breve, a empresa não teria tanto lucro com a continuação dos estudos, afirmam críticos. Leia mais.
A boa notícia é que este estudo mostra que há algumas coisas que você pode fazer para retardar ou tentar evitar o Alzheimer. Leia mais.
A equipe pretende usar os jogos como um auxílio ao tratamento, com exercícios frequentes que as pessoas possam jogar para exercitar a memória Leia mais.
E eles confirmaram que é possível retardar o efeito da galectina-3 usando inibidores que impedem que a proteína seja ativada durante uma inflamação. Leia mais.
Qualquer ajuda na seleção de fármacos promissores ou não pode representar anos de economia em pesquisas e recursos. Leia mais.
A metodologia constitui uma ferramenta importante para diferenciar casos de doença de Alzheimer de outras demências degenerativas. Leia mais.
O principal objetivo é partir do produto natural até identificar a versão mais simples que ainda retém a bioatividade de interesse. Leia mais.
A ideia é que, no futuro, o cérebro possa detectar suas próprias doenças diretamente. Leia mais.
"Achamos que este é o fim do caminho para o uso de AINEs para o tratamento ou prevenção da doença de Alzheimer." Leia mais.
O sono ajuda o corpo a eliminar o excesso de beta-amiloide, antes que o cérebro a acumule em demasia. Leia mais.
Por que os vasos sanguíneos se enrijecem e degradam à medida que envelhecemos, aumentando o risco de doenças cardiovasculares? Leia mais.
Os números estão longe da meta da Organização Mundial da Saúde (OMS), que pretende reduzir a inatividade física em 15% até 2030. Leia mais.
As descobertas dão credibilidade à ideia de que certos suplementos à base de plantas prontamente disponíveis podem oferecer proteção contra a demência. Leia mais.
Quando cometemos certos tipos de erros, nossas pupilas mudam de tamanho, denunciando nossa falha. Leia mais.
O efeito regenerador da luz foi descoberto por acaso em um experimento com ratos que visava tratar tumores. Leia mais.
As tribos nativas da Califórnia usam a erva-santa há muito tempo pelas suas múltiplas propriedades medicinais. Leia mais.
Um hormônio produzido pelo próprio corpo durante exercícios físicos protege contra o avanço da doença. Leia mais.
Uma dieta menos calórica pode proteger o cérebro de doenças como Alzheimer, Parkinson, epilepsia e acidente vascular cerebral (AVC), entre outras. Leia mais.
Um composto presente no café pode se juntar à cafeína para combater a doença de Parkinson e a demência do corpo de Lewy. Leia mais.
Pode ser possível até mesmo fabricar uma vacina contra a demência se essa nova linha de pesquisas se confirmar. Leia mais.
"O nosso resultado mais significativo é que provavelmente estamos pensando de forma errada sobre a doença de Alzheimer." Leia mais.
As melhorias foram aferidas em idosos diagnosticados com declínio cognitivo leve, considerado um estágio pré-clínico do Alzheimer. Leia mais.
Tomar café pela manhã pode lhe dar mais do que uma injeção de ânimo e energia e melhorar sua atenção. Leia mais.
A hipótese de uma conexão entre o Mal de Parkinson e as bactérias que vivem em nossos intestinos ganhou mais um reforço substancial. Leia mais.
Eles estão propondo uma teoria sobre o Alzheimer envolvendo o modo como as células neurais lidam com o elemento ferro. Leia mais.
A descoberta ainda é preliminar, mas aponta um caminho importante em um campo de pesquisas que não tem tido resultados significativos. Leia mais.
A curcumina é promissora para uma série de aplicações e exames, mas tinha problemas de solubilidade, agora resolvidos. Leia mais.
Mais resultados >>