09/02/2022

Use a cor certa de roupa para evitar picadas de pernilongos e mosquitos

Redação do Diário da Saúde
Use a cor certa de roupa para evitar picadas de pernilongos e mosquitos
Os pernilongos Aedes aegypti são atraídos por cores específicas, incluindo o vermelho, e são repelidos por outras, como o verde.
[Imagem: Kiley Riffell]

Cores contra a dengue

Biólogos da Universidade de Washington (EUA) descobriram um fato de grande utilidade na saúde pública envolvendo o famoso Aedes aegypti, o pernilongo transmissor da dengue, zika, febre amarela e chikungunya.

Depois de detectar os gases exalados pelo ser humano, o pernilongo voa preferencialmente em direção a cores específicas, incluindo vermelho, laranja, preto e ciano.

Por outro lado, os mosquitos ignoram outras cores, como verde, roxo, azul e branco, mesmo na presença dos gases que eles usam para encontrar suas presas.

Os pesquisadores acreditam que essas descobertas melhoram a explicação de como os mosquitos encontram suas presas, já que a pele humana, independentemente da pigmentação geral, emite um forte sinal vermelho-alaranjado quando visto pelos olhos do inseto.

"Os mosquitos parecem usar odores para ajudá-los a distinguir o que está próximo, como um hospedeiro para picar," explica o professor Jeffrey Riffell. "Quando eles cheiram compostos específicos, como o CO2 da nossa respiração, esse cheiro estimula os olhos a procurar cores específicas e outros padrões visuais, que estão associados a um hospedeiro em potencial, e se dirigem a eles."

Saber quais cores atraem mosquitos famintos e quais não pode ajudar a projetar melhores repelentes, armadilhas e outros métodos para manter os mosquitos afastados - incluindo que roupa usar.

Cores que atraem e cores que repelem

Em seus experimentos, a equipe rastreou o comportamento de fêmeas de Aedes aegypti enquanto elas eram apresentadas a diferentes tipos de pistas visuais e olfativas - como todas as espécies de mosquitos, apenas as fêmeas bebem sangue.

Os pesquisadores rastrearam individualmente os pernilongos fêmeas em câmaras de teste em miniatura, nas quais pulverizaram odores específicos e apresentaram diferentes tipos de padrões visuais - como um ponto colorido ou uma mão humana.

Sem qualquer estímulo de odor, os mosquitos ignoraram em grande parte um ponto no fundo da câmara, independentemente da cor. Depois de uma borrifada de CO2 na câmara, os mosquitos continuaram a ignorar o ponto se ele fosse verde, azul ou roxo. Mas, se o ponto fosse vermelho, laranja, preto ou ciano, os mosquitos voavam diretamente para ele.

Use a cor certa de roupa para evitar picadas de pernilongos e mosquitos
Preferências do pernilongo pelas cores.
[Imagem: Diego Alonso San Alberto et al. - 10.1038/s41467-022-28195-x]

Seguindo os cheiros

Os humanos não conseguem sentir o cheiro do CO2, que é o gás que nós e outros animais exalamos a cada respiração, mas os mosquitos sim. Pesquisas anteriores já mostraram que cheirar CO2 aumenta o nível de atividade das fêmeas de pernilongos - procurando no espaço ao redor delas, presumivelmente por uma vítima.

Os experimentos feitos agora com pontos coloridos revelaram que, depois de cheirar o CO2, os olhos desses mosquitos preferem certos comprimentos de onda no espectro visual.

O que não é de se estranhar, uma vez que algo semelhante pode acontecer quando os humanos cheiram algo bom ou algo ruim.

"Imagine que você está na calçada e sente o cheiro de massa de torta e canela," exemplificou Riffell. "Isso é provavelmente um sinal de que há uma padaria por perto, e você pode começar a procurar por ela. Aqui, começamos a aprender quais elementos visuais os mosquitos procuram depois de cheirar sua própria versão de uma padaria."

Checagem com artigo científico:

Artigo: The olfactory gating of visual preferences to human skin and visible spectra in mosquitoes
Autores: Diego Alonso San Alberto, Claire Rusch, Yinpeng Zhan, Andrew D. Straw, Craig Montell, Jeffrey A. Riffell
Publicação: Nature Communications
Vol.: 13, Article number: 555
DOI: 10.1038/s41467-022-28195-x
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Prevenção

Higiene Pessoal

Biologia

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.