Pensamento inconsciente
Quando se deparar com um problema complicado ou com a necessidade de tomar uma decisão difícil, não adianta ficar fazendo listas de opções e pesando cada uma delas.
O melhor a fazer pode ser simplesmente esquecer o problema e deixar que seu inconsciente o ajude a fazer a melhor escolha.
Mas os pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, alertam que há limites nessa estratégia de deixar as decisões nas mãos do inconsciente, porque há situações nas quais o pensamento inconsciente não resulta na melhor decisão.
Depende dos ganhos
Os resultados mostram que, em alguns casos, como quando os ganhos advindos da decisão são similares qualquer que seja a opção escolhida, queimar neurônios não ajuda muito e o inconsciente pode fazer as melhores decisões.
Entretanto, quando há grandes diferenças na quantidade de dinheiro que se pode ganhar com as diversas opções, ficar remoendo o problema longamente e pesando todas as possibilidades é a abordagem que traz os melhores benefícios.
Pensar o suficiente
Os voluntários que ficaram pensando conscientemente sobre a decisão por um período de tempo determinado tiveram o pior rendimento, tanto quando os prêmios são altos quanto quando os prêmios são baixos.
Os pesquisadores explicam que esses voluntários "tiveram tempo demais para pensar" e sugerem que sua atenção tenha sido dirigida para fatores menos relevantes, resultando em decisões menos lucrativas.
Os resultados sugerem que, embora o pensamento inconsciente possa nos ajudar a tomar as decisões corretas em algumas ocasiões, é freqüentemente melhor pensar "o tempo suficiente" sobre o problema, focando-se em seus aspectos mais relevantes.
O único problema é descobrir quando é que você já pensou o suficiente. Talvez seja útil deixar o inconsciente decidir isto.
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Intuição | Mente | Memória | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.