Halitose
O mau hálito não é uma doença, mas um sintoma de que algo não vai bem no organismo.
Esta é a principal mensagem passada pela Associação Brasileira de Halitose (ABS), que estima que 57 milhões de brasileiros tenham halitose crônica, popularmente conhecida como mau hálito.
Existem mais de 50 causas para o mau hálito.
Diferentemente do que a maioria pensa, cerca de 90% delas têm origem na boca, como o sangramento da gengiva. "Somente 1% dos casos é do estômago", explicou Marcos Moura, presidente da ABS.
Mas também o sintoma pode ser um sinal de algo mais grave, que a pessoa está doente, com diabetes ou hipertensão, por exemplo.
Importância da saliva
O especialista também falou sobre um outro mito: o de que tem mau hálito quem não escova os dentes corretamente.
A halitose pode ser provocada por pouca salivação, alterações nas amígdalas e outros problemas bucais.
"Nem sempre uma boa escovação resolve o problema. Às vezes, a pessoa higieniza a boca mais de cinco vezes ao dia e não adianta", explicou o dentista.
O problema aparece com mais frequência entre os idosos, que respondem por 70% dos casos. Vários medicamentos tomados nessa fase da vida diminuem a salivação, e a boca seca é uma das principais causas do mau hálito.
Mas jovens e crianças não estão imunes ao problema.
SOS Mau Hálito
Dificilmente a própria pessoa identifica que tem o problema.
Isso ocorre porque o indivíduo se habitua com o odor constante, o que os especialistas chamam de fadiga olfatória, e não sente o próprio hálito. "Com a proximidade da boca com o nariz, você fica acostumado ao cheiro", disse Moura.
Como as pessoas acham constrangedor falar a respeito, os especialistas criaram um serviço no site da associação (www.abah.org.br), chamado "SOS Mau Hálito".
Quem quiser avisar a um amigo que ele tem o problema, faz a indicação no site, em total anonimato. Ele só precisa escolher como quer que o amigo receba a notícia, fornecendo ou o e-mail ou o endereço de correspondência do indicado.
A associação então envia um texto esclarecendo sobre a halitose, suas causas e tratamento. Quem indicou fica no anonimato.
De acordo com Moura, a entidade não tem como distinguir se a pessoa que recebeu a mensagem foi vítima de uma brincadeira de mau gosto - mas, da média de 30 cartas enviadas por mês, até agora não houve nenhuma reclamação.
Dicas para evitar o mau hálito
Veja alguns cuidados para evitar o mau hálito, indicados pela Associação Brasileira de Halitose em seu prospecto:
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Saúde Bucal | Higiene Pessoal | Relacionamentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.