Sexo e propaganda
Uma imagem sexy realmente vende um produto? Depende, afirma uma nova pesquisa. Se os marqueteiros estão determinados a utilizar o sexo na propaganda, há muitas formas de fazê-lo que podem atrair os consumidores de ambos os sexos.
No espaço cada vez mais confuso dos anúncios e propagandas, os profissionais do marketing tendem a usar imagens cada vez mais radicais, incluindo imagens de nudez e linguagem sexual.
Reações negativas das mulheres
Agora, três cientistas deram prosseguimento a uma pesquisa que havia concluído que as mulheres apresentam reações negativas a conteúdos sexuais explícitos em anúncios e propagandas.
A pesquisa foi feita por Darren W. Dahl (Universidade British Columbia, Vancouver), Jaideep Sengupta (Universidade de Ciência e Tecnologia de Hong Kong), e Kathleen D. Vohs (Universidade de Minnesota).
"Nosso trabalho se baseou nas atuais perspectivas da psicologia sexual, que alerta para as radicais diferenças nas motivações e nas crenças sexuais entre homens e mulheres. Esta literatura apresenta os homens como tendo atitudes positivas quanto ao sexo recreativo e ocasional, enquanto as mulheres valorizam a intimidade emocional e o compromisso que pode envolver o relacionamento sexual," dizem os autores.
Visão feminina do sexo
Os cientistas propõem que as atitudes das mulheres em relação à propaganda sexualmente orientada podem melhorar se os anúncios apresentarem o sexo de forma consistente com os valores intrínsecos das mulheres. Por exemplo, se o comportamento sexual aparecer refletindo envolvimento e compromisso.
"As conclusões de nossos experimentos iniciais dão suporte a esta hipótese. Um dos experimentos ilustra que o compromisso melhora as atitudes das mulheres," dizem os autores.
O compromisso foi incluído nos anúncios, por exemplo, retratando o produto como sendo o presente de um homem para uma mulher, e não apenas um produto ligado ao apelo sexual.
Alerta aos marqueteiros
Os autores alertam os marqueteiros para "exercitarem o cuidado" quando se trata de colocar sexo em anúncios, mas eles não necessitam abandoná-lo de vez.
"Os experimentos também revelaram que o uso apropriado de contextos de relacionamento pode melhorar as atitudes das mulheres em relação ao anúncio e à marca," concluem eles.
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