29/12/2023

Por que os meninos têm mais dificuldade de leitura? Porque conversamos menos com eles

Redação do Diário da Saúde
Por que os meninos têm mais dificuldade de leitura? Porque conversamos menos com eles
O défice de leitura dos meninos não se deve a eles individualmente e nem a fatores biológicos.
[Imagem: David/Pixabay]

Converse mais com os meninos

Nossas habilidades de leitura e compreensão de um texto dependem de vários fatores, entre os quais o conhecimento do alfabeto, das palavras, de como elas soam e, claro, do vocabulário.

Decifrar o código de leitura, ou seja, aprender as letras do alfabeto e as diferentes palavras é algo que se consegue facilmente com algum treinamento, como o comprova o trabalho de alfabetização das crianças.

"Aproximadamente 2 a 4 por cento de nós temos problemas de leitura devido a fatores biológicos subjacentes. Todos os outros deveriam ser capazes de aprender a ler sem muitos desafios," explica o professor Hermundur Sigmundsson, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU).

No entanto, ser capaz de ler uma palavra não é suficiente, você também precisa saber o que a palavra significa. Essa é uma questão de vocabulário, que exige ainda mais de nós - o vocabulário é algo em que você deve trabalhar durante toda a vida.

E foi aqui que a pesquisa da equipe do professor Sigmundsson descobriu que há diferenças entre os gêneros: Os meninos têm mais dificuldade para ler do que as meninas, e o vocabulário representa uma grande parte do problema.

Mais surpreendente ainda: O défice dos meninos não se deve a eles individualmente e nem a fatores biológicos.

"A pesquisa mostra que os adultos falam menos com os meninos do que com as meninas desde o momento em que nascem," disse Sigmundsson.

Isto pode estar ligado ao fato de as meninas balbuciarem mais e, portanto, obterem mais resposta, o que enriquece mais o seu vocabulário, ou enriquece seu vocabulário precocemente, com uma diferença notável quando as crianças chegam à escola e começam a lidar com a leitura.

Sobrediagnóstico de dislexia

Os pesquisadores apontam que a dificuldade de leitura tem levado a um excesso de diagnóstico de dislexia entre os meninos.

A dislexia é um distúrbio de aprendizagem, especificamente de leitura, mas que tem consequências na escrita: Pessoas disléxicas têm dificuldade em decodificar palavras e em relacionar o fonema com o grafema, ou seja, ligar o som às letras e sílabas.

A professora Elena Grigorenko, membro da equipe, argumenta que o termo dislexia é frequentemente mal utilizado. Ela acredita que devemos nos concentrar em descobrir exatamente quais são as dificuldades das crianças e iniciar uma formação adicional que aborde cada questão específica, e não apenas dar um nome ao problema.

"O treinamento específico nos permite construir redes neurais. Assim, um treinamento direcionado, aliado a um bom acompanhamento, é fundamental para desenvolver habilidades e conhecimentos que possamos usar para melhorar," concluiu a pesquisadora.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Editorial to Research Topic published in Frontiers Letter-sound knowledge, Reading, Reading Comprehension and Full Literacy
Autores: Heikki Lyytinen, Hermundur Sigmundsson, Elena L. Grigorenko
Publicação: Frontiers in Psychology
Vol.: 10.3389/fpsyg.2023.1292457
DOI: 10.3389/fpsyg.2023.1292457
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