19/03/2024

Mentalidade construtiva dos professores é mais importante que a cordialidade

Redação do Diário da Saúde

Cordialidade versus fé nos alunos

Os estudantes tendem a gostar dos professores mais amigáveis, mas eles gostam mesmo é daqueles que acreditam que eles, os alunos, podem apresentar progressos significativos.

Durante o experimento, os alunos responderam positivamente aos professores que eram descritos como frios, mas que também tinham uma mentalidade construtiva, o que significa que eles sentiam que a habilidade dos alunos em uma matéria poderia melhorar se trabalhassem duro e tentassem estratégias diferentes.

O oposto também foi verdadeiro: Mais participantes reagiram negativamente a um professor caloroso e sorridente quando este demonstrou uma mentalidade fixa, que é uma crença de que as capacidades inatas não podem ser alteradas, como alguém que é naturalmente bom em matemática ou alguém que é naturalmente ruim em matemática.

"Não basta ser gentil," disse a pesquisadora Makita White, da Universidade Estadual de Washington (EUA). "Se os professores puderem mudar seu comportamento para serem mais calorosos, isso terá um bom impacto, mas é muito melhor transmitir aos alunos uma mentalidade construtiva do que uma mentalidade fixa."

Para os alunos, mentalidade construtiva dos professores é mais importante que cordialidade
Outra pesquisa recente demonstrou que aprendemos mais com os professores de quem gostamos.
[Imagem: Marius Boeltzig et al. - 10.1038/s44271-023-00043-8]

Mentalidade construtiva

Quer os instrutores tenham sido descritos como sendo "muito calorosos e amigáveis" ou "olhando fixamente e deixando os alunos nervosos", os cenários em que os professores declaravam uma mentalidade construtiva tiveram uma resposta muito mais positiva dos alunos. Eles relataram que teriam maior sentimento de pertencimento à turma, menos sentimentos de "impostor" e maiores chances de se sair bem no curso.

"Quando você se concentra apenas na mentalidade dos alunos, isso pode levar a culpar o aluno, então, se eles não estiverem tendo um bom desempenho, você pode dizer a si mesmo que eles simplesmente não têm a mentalidade certa," ponderou a professora Elizabeth Canning. "Ao observar como a mentalidade dos instrutores e a cultura estão afetando os alunos, isso pode aliviar parte do ônus dos próprios alunos. Em vez disso, podemos nos concentrar mais em como podemos tornar o ambiente motivador e propício, para que todos possam ter sucesso naquela aula."

Checagem com artigo científico:

Artigo: Disentangling the impact of instructor mindset and demeanor on student experiences
Autores: M. M. White, S. J. Olson, E. A. Canning
Publicação: Motivation Science
DOI: 10.1037/mot0000322
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Educação

Relacionamentos

Sentimentos

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.