05/07/2024

Ozempic e Wegovy são associados a problema grave de visão

Redação do Diário da Saúde

Risco de problemas de visão

Cientistas encontraram evidências de que pessoas que usam o remédio semaglutida, vendido com os nomes comerciais Ozempic, Wegovy e Rybelsus, podem ter um risco maior de desenvolver neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica, uma doença ocular grave que pode levar à perda de visão .

Ao analisar dados de 16.827 pacientes ao longo de seis anos, Jimena Hathaway e colegas da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) descobriram que aqueles que tomavam esses medicamentos para tratar o diabetes tipo 2 tinham quatro vezes mais risco de serem diagnosticados com a doença em comparação com os indivíduos que não faziam esse tratamento.

Já para aqueles que tomavam a semaglutida para tratar a obesidade, o risco de desenvolver a doença oftalmológica foi sete vezes maior.

O estudo, contudo, não foi formatado de modo a estabelecer uma causalidade, nem tampouco os mecanismos fisiológicos que conectam os medicamentos à doença, o que exigirá novos estudos.

Por outro lado, a neuropatia óptica isquêmica é um efeito colateral potencial grave da semaglutida, listada na bula do Ozempic e Wegovy. E, mesmo que o risco seja pequeno, os pacientes que tomam semaglutida devem ser informados sobre o risco.

Até que todos os pontos sejam esclarecidos, é importante que, se você toma Ozempic, Wegovy ou Rybelsus, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do medicamento, procure seu médico tão logo perceba qualquer problema de visão durante o tratamento com semaglutida e, sobretudo, não use semaglutida sem receita médica.

"Os resultados deste estudo sugerem uma associação entre semaglutida e neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica. Como este foi um estudo observacional, estudos futuros são necessários para avaliar a causalidade," concluiu a equipe.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Risk of Nonarteritic Anterior Ischemic Optic Neuropathy in Patients Prescribed Semaglutide
Autores: Jimena Tatiana Hathaway, Madhura P. Shah, David B. Hathaway, Seyedeh Maryam Zekavat, Drenushe Krasniqi, John W. Gittinger Jr, Dean Cestari, Robert Mallery, Bardia Abbasi, Marc Bouffard, Bart K. Chwalisz, Tais Estrela, Joseph F. Rizzo III
Publicação: JAMA Ophthalmology
DOI: 10.1001/jamaophthalmol.2024.2296
Siga o Diário da Saúde no Google News

Ver mais notícias sobre os temas:

Medicamentos

Olhos e Visão

Laboratórios

Ver todos os temas >>   

A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.