05/07/2024
Ozempic e Wegovy são associados a problema grave de visão
Redação do Diário da Saúde
Risco de problemas de visão
Cientistas encontraram evidências de que pessoas que usam o remédio semaglutida, vendido com os nomes comerciais Ozempic, Wegovy e Rybelsus, podem ter um risco maior de desenvolver neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica, uma doença ocular grave que pode levar à perda de visão .
Ao analisar dados de 16.827 pacientes ao longo de seis anos, Jimena Hathaway e colegas da Escola de Saúde Pública de Harvard (EUA) descobriram que aqueles que tomavam esses medicamentos para tratar o diabetes tipo 2 tinham quatro vezes mais risco de serem diagnosticados com a doença em comparação com os indivíduos que não faziam esse tratamento.
Já para aqueles que tomavam a semaglutida para tratar a obesidade, o risco de desenvolver a doença oftalmológica foi sete vezes maior.
O estudo, contudo, não foi formatado de modo a estabelecer uma causalidade, nem tampouco os mecanismos fisiológicos que conectam os medicamentos à doença, o que exigirá novos estudos.
Por outro lado, a neuropatia óptica isquêmica é um efeito colateral potencial grave da semaglutida, listada na bula do Ozempic e Wegovy. E, mesmo que o risco seja pequeno, os pacientes que tomam semaglutida devem ser informados sobre o risco.
Até que todos os pontos sejam esclarecidos, é importante que, se você toma Ozempic, Wegovy ou Rybelsus, converse com seu médico sobre os riscos e benefícios do medicamento, procure seu médico tão logo perceba qualquer problema de visão durante o tratamento com semaglutida e, sobretudo, não use semaglutida sem receita médica.
"Os resultados deste estudo sugerem uma associação entre semaglutida e neuropatia óptica isquêmica anterior não arterítica. Como este foi um estudo observacional, estudos futuros são necessários para avaliar a causalidade," concluiu a equipe.
Fonte: Diário da Saúde - www.diariodasaude.com.br
URL: https://diariodasaude.com.br/print.php?article=ozempic-wegovy-associados-problema-grave-visao
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2023 www.diariodasaude.com.br. Cópia para uso pessoal. Reprodução proibida.
|