Nem sempre é o máximo
Você já fez sexo e depois se arrependeu ou teve uma sensação de rejeição ou depressão?
Não se preocupe, isso não acontece somente consigo e nem há nada de errado com você.
O sexo pode ser divertido, libertador e até "absolutamente maravilhoso".
Mas não sempre: às vezes parece que algo ficou faltando. É aí que é comum que as pessoas pensem que não deveriam ter feito, seguindo-se um mar de emoções que vão da tristeza à culpa.
As conclusões são do pesquisador Heitor Barcellos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que estudou o tema com colaboração com o professor Leif Ottesen Kennair, da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia.
Pesar após o sexo
"Parte dos entrevistados estava em relacionamentos de longo prazo, embora a maioria dos entrevistados relate essas emoções negativas após relacionamentos de curto prazo," contextualiza Barcellos.
O fenômeno ocorre igualmente com homens e mulheres, embora haja uma diferença nos motivos dados por homens e mulheres para sentirem-se mal após o encontro: as mulheres querem proximidade após o sexo com mais frequência do que os homens. Por outro lado, os homens mais comumente sentem-se melhor se se afastarem.
O "pesar após o sexo" também foi registrado em graus variados e sobre diferentes aspectos do encontro.
Emoções negativas pós-sexo
A pesquisa não foi feita por mera curiosidade: "Alguns psiquiatras querem patologizar as emoções negativas após o sexo", explica o professor Kennair.
Segundo ele, ao demonstrar que esse pesar pós-encontro é compartilhado igualmente por homens e mulheres fica claro que esse é um comportamento normal, e simplesmente demonstra uma discrepância entre o que as pessoas esperavam do encontro e o que obtiveram de fato.
Os dois pesquisadores identificaram três categorias de emoções negativas após os relacionamentos íntimos:
Ver mais notícias sobre os temas: | |||
Sexualidade | Relacionamentos | Sentimentos | |
Ver todos os temas >> |
A informação disponível neste site é estritamente jornalística, não substituindo o parecer médico profissional. Sempre consulte o seu médico sobre qualquer assunto relativo à sua saúde e aos seus tratamentos e medicamentos.
Copyright 2006-2024 www.diariodasaude.com.br. Todos os direitos reservados para os respectivos detentores das marcas. Reprodução proibida.